8 maneiras de aumentar o seu poder de persuasão

0

Você já ouviu aquela frase “fulano vende até gelo para esquimó”? Essa expressão é utilizada para definir pessoas que têm um alto poder de persuasão e conseguem vender uma ideia ou produto de forma bastante eficiente. Mas você tem essa habilidade? Que tal aprimorar seu poder de persuasão e se inspirar nas dicas de empreendedores, líderes religiosos e políticos influentes para ter sucesso nessa área?

O Love Mondays apoia e incentiva os profissionais que desejam ascender em suas carreiras ou mudar de área. Ter um bom poder de persuasão é muito benéfico na hora de batalhar por uma promoção ou um emprego novo. Aumentar essa capacidade envolve preparação adequada, argumentos apropriados, apresentação de evidências sólidas e habilidade de se conectar emocionalmente com a pessoa que você deseja persuadir. Parece difícil? Vamos te mostrar em alguns passos que não é!

1. Tenha em mente que persuasão é diferente de manipulação

Manipular é coagir alguém a fazer alguma coisa que não é de seu interesse. A persuasão, porém, é a arte de convencer as pessoas a fazerem algo que é de seu próprio interesse e, ainda por cima, te beneficia.

2. Avalie o contexto e o tempo

Os alicerces para aumentar seu poder de persuasão são contexto e o tempo exato. O primeiro quesito cria um padrão do que é aceitável e pode ser feito, ao passo que o tempo correto faz com que suas chances aumentem ou diminuam consideravelmente. Tentar persuadir seu chefe a te dar um aumento bem quando ele está nervoso ou discutindo um assunto importante não representa uma aproximação no tempo correto, certo? Por isso, ter essa noção de “timing” é fundamental no processo de persuasão.

3. Fale o que as pessoas desejam ouvir

Você não conseguirá persuadir alguém que não tem interesse no que você está dizendo. Geralmente, as pessoas estão interessadas em si mesmas e passam grande parte do tempo pensando em dinheiro, amor ou saúde. Por isso, para aumentar seu poder de persuasão é necessário aprender de forma consistente a falar com pessoas sobre elas mesmas. Lembre-se: se você demonstra interesse pelo que elas desejam e dizem, terá sempre a sua atenção.

4. Seja persistente

Já reparou que figuras histórias que persuadiram grandes massas conseguiram isso com muita persistência em suas mensagens? Se você se focar em demonstrar valor e mantiver o foco constante tem muito mais chances de conseguir o que deseja. Quando pensar em desistir, mire-se no exemplo de Abraham Lincoln, que perdeu sua mãe, três filhos, uma irmã, sua namorada, fracassou nos negócios e perdeu oito eleições antes de ser eleito presidente dos Estados Unidos.

5. Cumprimente as pessoas de forma sincera

Todos somos afetados por elogios, querendo ou não. E as pessoas tendem a acreditar mais em alguém que lhes transmita bons sentimentos. Por isso, cumprimente as pessoas quando merecerem, destaque suas qualidades e conquistas. Você verá como, de forma prática e honesta, conseguirá persuadir alguém com mais facilidade. Investir na reciprocidade também é muito eficaz nesse processo, afinal, quando você faz algo por alguém, essa pessoa se sente compelida a fazer algo por você também. Isso é parte da evolução do nosso DNA.

6. Crie um sentido de urgência

Para aumentar seu poder de persuasão você precisa criar um sentido de urgência nas pessoas, fazendo com que elas desejem algo ou tomem uma atitude agora mesmo. Se você não estiver motivado a ponto de querer alguma coisa neste momento, provavelmente não vai querer no futuro. Por isso, invista em seu poder de persuasão no presente, apostando na urgência das coisas.

7. Valorize as imagens

Lembre-se: o que vemos é mais importante do que algo que escutamos. Por isso, aprimore suas primeiras impressões para aumentar seu poder de persuasão, aumentando suas habilidades de pintar uma imagem de uma experiência que você pode oferecer aos outros no futuro.

8. Seja flexível e comunique-se de forma simples

Já reparou como as crianças são flexíveis em seus comportamentos? Elas fazem de tudo para conseguir o que querem dos pais e, na maioria das vezes, conseguem. Por isso, adotar uma postura rígida nunca é uma boa saída para aumentar seu poder de persuasão. Comunicar-se também é outro ponto importante, pois a arte da persuasão consiste em simplificar algo de forma que seja rápido e simples de entender.

Se você acredita no que está dizendo fica muito mais fácil convencer os outros de que aquela é a melhor opção. Confiança, simplicidade e conhecimento são essenciais para aumentar seu poder de persuasão, quesito essencial para ter sucesso na vida pessoal e profissional. Invista nele!

Compartilhe.