As vantagens de ser a única mulher no trabalho

Apesar de considerável melhora no cenário empregador nos últimos anos, ainda existe muitas áreas profissionais que são massivamente dominadas pelos homens. Essa evidente discrepância leva, muitas vezes, as mulheres a desistir de seguir uma carreira com a qual se identifica, intimidada pela quantidade de colegas do sexo masculino no setor. Embora existam cargos que são comumente desempenhados por homens, hoje em dia você sempre encontrará uma mulher no meio da equipe, independente de o trabalho requerer força ou liderança.

Em entrevista à revista Forbes, a CEO da Cisco, Padmasree Warrior, diz que o segredo de ser a única mulher no escritório é, ao invés de focar nas partes negativas, as mulheres devem aproveitar as vantagens a partir das oportunidades que se apresentam. Ela argumenta que ser a única mulher nessa situação te oferece a oportunidade de ser mais facilmente lembrada pelo que fala, diz e faz. Ou ainda, por ser a única mulher engenheira da empresa, ou a única backend developer do setor. Warrior é uma das quatro mulheres na diretoria da Cisco – composta por 14 pessoas – e sempre trabalhou em empresas com essa desigual disposição de gênero.

O fato de você ser mulher não impede você a seguir a carreira de seus sonhos. Hoje, apesar da igualdade continuar desproporcional, caminhamos para um futuro de maior paridade. Mas para isso devemos começar hoje, com apenas alguns passos simples. Seguir aquilo que queremos ser, por exemplo, é um ótimo começo.

Compartilhe.