As sete profissões do futuro

O mercado de trabalho atual é marcado por diversas mudanças e muita rapidez nos acontecimentos. De um dia para o outro, o que era comum e tendência passa a ser obsoleto e o que parecia muito distante está bem aqui, pertinho. Hoje, por exemplo, diversos trabalhos que são considerados “da moda” estarão extintos em 2025, acredita? E quem disse isso foi o futurista Graeme Codrington, durante participação no TomorrowToday Global.

Um exemplo disso é a robotização de tudo. Nos trabalhos novos existirão máquinas e robôs em vez de pessoas. Codrington afirma que isso acontecerá com os militares. Segundo ele, homens serão substituídos, em um futuro não muito distante, por robôs, drones e outras máquinas automatizadas. Ninguém mais participará ativamente de uma guerra, apenas de forma remota. A indústria financeira também sofrerá com a mecanização de tudo e a adoção de algoritmos em vez de especialistas. Depois de dominarem a agricultura e a manufatura, é a vez das máquinas chegarem ao setor terciário.

Esse cenário te parece assustador? Não fique com medo, pois, embora algumas profissões desapareçam, há as que estarão mais em alta do que nunca. Nós, do Love Mondays, estamos sempre atentos ao mercado dos trabalhos modernos e, por isso, listamos as sete profissões que serão indispensáveis no futuro. Confira e prepare-se para um novo mundo de trabalho!

Especialistas médicos

Uma coisa será sempre certa: seres humanos ficarão doentes, precisarão de cuidados e isso só poderá ser feito por pessoas. Por isso, haverá cada vez mais demanda por médicos, enfermeiros, terapeutas e farmacêuticos com o envelhecimento da população. Segundo dados do Labor Department, até 2018, cerca de 4 milhões de novos empregos nessa área serão gerados nos Estados Unidos. Para trabalhar nessa área, o profissional precisa gostar de trabalhar com pessoas e precisa ter aptidão para ciência e matemática.

Especialista em Tecnologia da Informação

Computadores, smartphones e a internet mudaram nossa forma de nos comunicarmos e farão muito mais no futuro. Por isso, um profissional especializado em Tecnologia de Informação será cada vez mais necessário. Programadores, especialistas em segurança e administradores estarão na lista das profissões modernas.

Especialista em energia alternativa

Entre a lista de trabalhos novos que mais crescem, sem dúvida, estão os relacionados à energia alternativa. Energia eólica, à base de hidrogênio, geotérmica e solar criarão dezenas de novas carreiras, desde mecânicos de plantas até cientistas, engenheiros e até profissionais de vendas e marketing.

Direito Internacional

Como as empresas estão cada vez mais globais, nada mais importante do que contar com profissionais que possuam educação, experiência e habilidades para transitar bem por áreas como direito internacional, códigos de impostos, regulações ambientais e até ética. Essa nova profissão requer muita habilidade de comunicação e conhecimento de outras línguas e culturas.

Criador de conteúdo

O marketing tem se tornado cada vez mais importante nas companhias e, por isso, a demanda por profissionais especializados em produzir um conteúdo de qualidade para escrever em blogs, newsletters, artigos ou sites será maior. Aqui, o importante para esse profissional é ter uma boa comunicação escrita, ser antenado com todos os assuntos e ter muita disciplina para cumprir deadlines.

Especialista em Marketing

Os profissionais de marketing estarão em alta no futuro, já que a competição entre as empresas para achar formas de se diferenciar no mercado e produzir novos serviços só crescerá. Criatividade, boa comunicação e ótima capacidade de pesquisa são habilidades importantes para esse profissional.

Analista financeiro

Diante da indefinição da economia, é cada vez mais necessário contar com um conselheiro financeiro, tanto para seus negócios pessoais quanto para os da empresa. Habilidade para lidar com o estresse e conhecimentos matemáticos avançados, além de bom conhecimento do cenário financeiro mundial são habilidades essenciais para essa profissão.

E você? Seu trabalho se adequa a uma dessas profissões do futuro? Se ele não estiver na lista, nossa dica é desenvolver habilidades para conseguir se enquadrar em algum desses mercados no futuro. Prepare-se e você certamente conseguirá superar as mudanças com tranquilidade!

Compartilhe.