As dez coisas que funcionários mudariam no seu trabalho

Você com certeza já ouviu aquele ditado que diz “Nem tudo é um mar de flores”, né? Pois isso é o que acontece em grande parte das empresas, que nem sempre conseguem atender as expectativas de seus funcionários e deixar a desejar em alguns pontos.

Por isso, selecionamos as avaliações que recebemos no Love Mondays e preparamos uma lista das maiores insatisfações dos colaboradores.

No total foram 1.564 pontos negativos citados por funcionários sobre as empresas onde trabalham e, com base nessas informações, montamos um ranking. Veja se você concorda com ele:

1º Salário (Citado 182 vezes)

Esse é o ponto que mais incomoda os colaboradores. A grande maioria acha que não é remunerada de acordo com o tanto que trabalha.

2º  Falta de meritocracia (Citado 110 vezes)

A falta de reconhecimento baseado no mérito é outro ponto que incomoda os funcionários, que sentem falta do ganho de posições hierárquicas ou recompensas diante da conquista dos resultados esperados.

3º Falta de equilíbrio entre vida pessoal e profissional (Citado 107 vezes)

As altas jornadas de trabalho e a busca por cada vez mais resultados, aliados à competição entre os funcionários, faz com quem a vida pessoal fique cada vez mais de lado. Isso incomoda grande parte dos colaboradores, que se veem atrelados à rotina da empresa (às vezes até nos finais de semana).

4º Liderança e gerentes fracos (Citado 103 vezes)

Não tem coisa pior do que perceber que seu chefe não faz a menor ideia do que está fazendo, né? Essa reclamação é bastante comum entre os colaboradores e um dos principais motivos de descontentamento, pois indica falta de reconhecimento e sensibilidade da empresa.

5º Lentidão e burocracia (Citado 96 vezes)

Os “processos” são cada vez mais utilizados nas empresas mas, muitas vezes, em vez de facilitar a rotina acabam atrapalhando e adiando tudo, o que gera insatisfação nos funcionários.

6º Progressão lenta na carreira (Citado 80 vezes)

A ausência de perspectivas de crescimento na empresa podem afastar um bom profissional, que se desmotiva diante da estagnação no trabalho.

7º Processos, sistemas e ferramentas ruins (Citado 79 vezes)

Há empresas que, apesar de se modernizarem para seus clientes, internamente vivem na “Idade da Pedra”. Isso porque nada funciona direito, os sistemas são lentos e os processos mais demorados ainda.

8º Plano de carreira ruim ou inexistente (Citado 54 vezes)

Como citado no item 6, a ausência de um plano de carreira pode afastar um profissional competente. Porém, há empresas que, apesar de terem um plano de carreira, também afastam o colaborador, pois não têm uma estrutura definida e que passe confiança ao funcionário.

9º Sinto-me desvalorizado (Citado 54 vezes)

Não há coisa pior do que trabalhar, se esforçar, dar o melhor de si e não ser reconhecido. Isso acaba com a confiança do funcionário na empresa.

10º Pacote de Benefícios (Citado 53 vezes)

A ausência desse tipo de reconhecimento é vista como um defeito pelos colaboradores, que buscam mais do que apenas o salário no fim do mês. Esse tipo de benefício pode ser um plano de saúde, telefone celular, carro ou parcerias com empresas prestadoras de serviços.
Compartilhe.