As 10 perguntas mais comuns em entrevistas de emprego

A entrevista de emprego é um momento de tensão para muitos profissionais. É nesta hora, frente a frente com o recrutador, que o desempenho do candidato pode ser determinante para evoluir no processo seletivo. Pensando nisso, analisamos mais de 7 mil perguntas publicadas em nosso site para eleger as questões mais comuns durante entrevistas.

Lançado em maio, o recurso Entrevistas permite que profissionais conheçam o processo e as perguntas que podem ser feitas durante uma entrevista de emprego. Com isso, eles podem ser preparar melhor e se destacar nos processos seletivos cada vez mais concorridos. Assim como as avaliações de empresa e os salários, as avaliações de entrevistas são feitas de forma confidencial em nosso site.

“Quando o candidato sabe o que esperar de uma entrevista, ele pode se preparar melhor, fica mais tranquilo e confiante e consegue garantir que vai transmitir de forma mais clara tanto sua personalidade quanto suas competências técnicas”, explica Luciana Caletti, CEO e cofundadora do Love Mondays.

Foram consideradas 7717 perguntas feitas em mais de 4 mil entrevistas publicadas para 1100 empresas*. Para chegar às perguntas mais comuns, foram analisadas as palavras mais recorrentes publicadas pelos profissionais.

1. Porque você quer trabalhar nesta empresa?

Neste tipo de pergunta, o candidato tem a oportunidade de mostrar que fez a lição de casa e pesquisou sobre a empresa. Mostrar que você se interessa sobre a empresa porque se identifica com os valores e a cultura – e ser específico em relação ao DNA da empresa – costuma demonstrar um interesse genuíno.  É uma chance também de mostrar porque você pode ser o candidato ideal para a vaga.

1. Conte um pouco da sua experiência.

Cuidado ao contar detalhamente cada emprego que você já teve. Em geral, o recrutador já analisou o seu currículo previamente e espera que você conte, de maneira consisa, quais foram suas principais conquistas e como suas experiências podem te ajudar a ocupar a posição a qual está se candidatando.

1. Quais são suas principais qualidades?

Uma dica para este tipo de pergunta é pensar com calma antes da entrevista e fazer uma lista de qualidades que você considera valiosas para a vaga. Pense ainda em situações em que essas qualidades foram bem utilizadas na sua trajetória profissional. É importante também compartilhar qualidades úteis no ambiente de trabalho ou que demonstrem suas habilidades comportamentais.

1. Quais são seus principais defeitos?

Esta pergunta costuma deixar os profissionais desconfortáveis, com medo de mostrar uma fraqueza que prejudique sua imagem com o recrutador. Vale o mesmo da resposta anterior: pensar com calma sobre isso antes da entrevista e ir preparado. Uma dica é sempre ser honesto. Isso demonstra que o candidato se conhece bem e é capaz de se avaliar de maneira crítica.

1. Quais são os seus objetivos na empresa?

Vale demonstrar mais uma vez que você pesquisou sobre a empresa e deixar claro o que você imagina para sua trajetória se for aprovado. Dê respostas que mostrem o valor que você pode trazer para a companhia e não apenas seus interesses pessoais.

1. Qual a sua formação?

Acho que essa é uma pergunta que a maioria das pessoas encara bem. Vale contar sobre os motivos que te levaram a escolher determinada graduação ou um curso que está no currículo. Aqui também vale lembrar de falar sobre cursos que têm a ver com o ambiente profissional.

1. Por qual motivo você acha que devo te contratar?

Nesta resposta, ele deve mostrar como pode trazer resultados para a empresa e que está alinhado com a cultura e os valores da companhia. Apesar de ser um pouco intimidadora, esta pergunta cria o momento ideal para o candidato “se vender”.

1. Você gosta de trabalhar em equipe?

Com esta pergunta, os recrutadores querem avaliar como o candidato se comporta em equipes colaborativas. Muitas vezes, eles usam as dinâmicas de grupo para avaliar este ponto.

1. Como você lida com pressão?

O recrutador quer saber como o candidato reage em ambientes que podem ter muita pressão e até conflitos. O ideal para perguntas deste tipo é dar um exemplo de situações semelhantes que tiveram um final feliz na sua trajetória profissional.

1. Qual sua expectativa de carreira em cinco anos?

Esta pergunta é feita para entender como o candidato pensa a própria carreira. Explicar seus planos, caso consiga a vaga, e mostrar que está disposto a buscar capacitação para habilidades que ainda quer desenvolver são bons caminhos para esta resposta.

Leia também: 6 perguntas para você nunca fazer em uma entrevista de emprego, as 10 melhores empresas para fazer uma entrevista de emprego, 50 perguntas que você ainda vai ouvir em uma entrevista de emprego e 5 coisas que você deve fazer antes de uma entrevista de emprego

Compartilhe.