Aprenda a se motivar no trabalho e dê um up no seu humor

Motivação corporativa é um tema cada vez mais recorrente nas empresas, preocupadas com o bem-estar de seus funcionários e cientes da importância de todos trabalharem felizes. Ter satisfação no trabalho é fundamental para que seu humor se mantenha alto e você desenvolva suas atividades com o máximo de eficiência. Entretanto, ao contrário do que você pode imaginar, motivar um colaborador não depende exclusivamente da empresa na qual ele trabalha, mas também dele mesmo, afinal, parte desse entusiasmo vem de dentro para fora.

O Love Mondays deseja que você tenha cada vez mais prazer em trabalhar e sinta satisfação no trabalho e, por isso, selecionamos algumas sugestões que podem ser adotadas diariamente e com certeza te ajudarão a sentir melhor e mais bem humorado com todos à sua volta. Inspire-se com as nossas sugestões!

1. Alivie os momentos de estresse na ida ao trabalho

Grande parte das pessoas enfrentam congestionamentos antes de chegar ao trabalho. É claro que isso incomoda e já aumenta o seu nível de estresse logo pela manhã, mas aliviar esse momento fará com que você se sinta mais leve. Para quem vai de carro ao trabalho, que tal ouvir uma música relaxante no caminho? Se você utiliza o transporte coletivo, por que não fazer amizades no caminho? Isso pode até render oportunidades de trabalho, sabia?

2. Ouse e saia do tradicional de vez em quando

Sabe quando você entra no automático e acaba fazendo tudo igual todos os dias? Se tiver a oportunidade, que tal trocar de trajeto de vez em quando? Você pode ir naquele restaurante novo, dar uma passada em um parque ou até parar em um lugar gostoso para tomar um sorvete ou um café na hora do almoço. Você verá como alguns detalhes que antes passavam despercebidos farão o seu dia mais feliz!

3. Reconheça seu valor

Quando chegar à empresa, pense que você recebe por aquilo que faz e que seu trabalho garante sua sobrevivência, o que significa que você tem seu valor, certo? Procure repetir para si mesmo que você é importante para aquela organização e seu trabalho tem grande peso para o sucesso da companhia.

4. Aproveite momentos no trabalho para aliviar tensões

Chegar à empresa significa começar a correria. O telefone começa a tocar, alguém te chama, a caixa de e-mails vai lotando… Esses momentos são tensos, sem dúvida, porém você pode aproveitar a hora do cafezinho e do almoço para estar ao lado das pessoas com que mais se identifica. Por que não conversar alguns minutos sobre assuntos que não envolvam o trabalho? Assim, você conhece melhor os seus pares e ainda alivia o estresse.

5. Busque energias e pessoas positivas

Sabe aquela pessoa que te bota para baixo? Fuja dela! Contaminar-se com o pensamento de pessoas que estão sempre negativas e pessimistas te deixa desanimado e frustrado também. Se você está em busca de automotivação precisa ir atrás das energias boas. Por isso, experimente dar boas risadas com colegas de trabalho nos momentos de descontração. Isso eleva o astral!

6. Mude o seu pensamento no domingo à noite

Muitas pessoas ficam deprimidas e desanimadas no domingo à noite, pois se lembram de suas obrigações do dia seguinte e, imediatamente, ficam estressadas. Para evitar que isso aconteça com você, pense no que fez de bom durante o fim de semana, como no filme de comédia ao qual assistiu e no que pretende fazer durante a semana para melhorar a sua qualidade de vida. Não veja a noite de domingo como uma contagem regressiva para o “sacrifício”. Isso só te prejudicará.

Adotando alguns hábitos simples e mentalizando coisas positivas, como lembrar daquela viagem em um momento de estresse, você consegue enxergar o lado bom das suas obrigações e do seu trabalho. Experimente seguir essas dicas e veja como elas podem ser benéficas para o seu rendimento dentro e fora da empresa.

Ter qualidade no trabalho depende, principalmente, de você. Lembre-se disso!

Compartilhe.