ANO SABÁTICO: Entenda o que é 

0
Já ouviu falar em ano sabático, período sabático ou gap year e não entendeu o que é? O período sabático é simplesmente um período afastado  – pode ser meses, um ano ou mais – das rotinas comuns do dia-a-dia: emprego, família, estudos. Na Europa essa prática é muito comum, e ajuda os profissionais a se dedicarem ao autoconhecimento. Pode ser tanto utilizado por um profissional para aprimoramento no trabalho, para uma mudança na carreira ou simplesmente para pensar. O foco aqui é o indivíduo.
Certas empresas apoiam o período sabático dos funcionários. Algumas até continuam a pagar seus salários normalmente, enquanto seus profissionais saem em busca de aprimoramento. Geralmente esse tipo de caso ocorre quando o profissional busca melhorias em sua carreira, na empresa que ele atualmente trabalha. Quando o período sabático envolve menos a empresa e mais o colaborador, com um pouco de planejamento financeiro, o profissional pode pedir uma licença não-remunerada, ou até mesmo pedir demissão e partir em busca de seu autoconhecimento.

Vale lembrar que o período sabático é completamente diferente das férias. Estas são asseguradas por lei e não precisam que você se desvincule da empresa onde trabalha, enquanto que o período sabático geralmente envolve um desligamento da rotina.

E o que fazer durante esse tempo? As opções são inúmeras. Geralmente esse período envolve uma viagem, mas isso não é regra. Uns optam por voluntariado, outros por hobbies e esportes, e outros simplesmente ficam em casa, fazendo o que bem entenderem. A intenção do ano sabático é retornar com clareza sobre si mesmo, sobre a carreira, sobre a rotina, visando o aperfeiçoamento e o equilíbrio na vida. Alguns até acabam não voltando a suas antigas vidas!

Se você está sentindo essa necessidade, é válido pensar sobre essa possibilidade e começar o planejamento de um ano sabático – ele pode realmente mudar a sua vida.


Compartilhe.