Adote uma palavra e seja mais feliz e produtivo no trabalho

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Podemos usar nova energia mental a favor de nós, mas nem todos sabem como fazer isso. Por isso, David Rock, diretor do NeuroLeadership Institute e autor do livro “Your Brain at Work: estratégias para superar a distração, perda de foco e trabalhar melhor durante o dia” realizou um estudo para levantar o que pode ser melhorado nesse aspecto.

“Uma das questões que faço é quanto tempo de qualidade eles passam pensando. Tempo de qualidade é definido como quando ‘você consegue se focar profundamente e atingir o que esperava no tempo estipulado”, disse o estudioso. “O número diminui conforme entrevisto as pessoas. Não são 20 ou 10 ou nem ao menos cinco horas. Para a maioria das pessoas são duas horas por semana”, completa.

Esse sintoma é universal e sabe por que ele se manifesta? Pelo excesso de informação. Textos, imagens, músicas e dados consumidos pelos norte-americanos, por exemplo, aumentaram 60% de 1980 a 2008 – de 7.4 horas por dia para 11.8. Apesar de o acesso à informação ser necessário, precisamos de um espaço para ter nossos próprios pensamentos.

Aí você se pergunta: como eu consigo organizar meus pensamentos e me tornar uma pessoa disciplinada?

A resposta é: tendo a habilidade de dizer “não”

Já que temos tempo e energia limitados, aprender a dizer “não” vai te ajudar a passar mais tempo desenvolvendo coisas que realmente importam. Isso vai te ajudar a evitar distrações corriqueiras e a desenvolver as habilidades que você mais precisa no trabalho.

Uma dica é desligar seu smartphone durante uma reunião em vez de ficar checando os e-mails que chegaram. Segundo o pesquisador Rock, isso faz com que você sinta cada vez mais vontade de lê-los, fazendo com que seu cérebro gaste energia em uma direção em vez de se concentrar no que importa.

Não deixe também o mundo exterior interromper seu descanso. Evite deixar seu celular ao lado da cama e tenha um despertador à parte para não ter de acessar o smartphone. Você vai se sentir mais relaxado e ter maior qualidade de sono.

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