Admira um profissional? Veja como entrar em contato com ele no Linkedin

0
Você, que tem conta no Linkedin, provavelmente passou por esse momento: encontrar o perfil de alguém que trabalha em uma empresa que você ama e tem a carreira com a qual você sempre sonhou. Cheio de ideias e perguntas para fazer a ele/a na cabeça, você não sabe como fazer essa aproximação sem ser indelicado ou passar a imagem errada.

Pensando nisso, listamos algumas dicas de como você pode conversar com essa pessoa – e obter uma resposta – da melhor forma.

– Analise se o Linkedin é realmente a melhor forma de falar com ele/a

Antes de enviar uma mensagem à pessoa e contar sua admiração por seu trabalho, leia atentamente seu perfil para ver se ela não tem exigências a respeito de mensagens, tais como recebê-las apenas de pessoas conhecidas ou preferir receber um e-mail em vez de mensagem por rede social. Essa pesquisa é fundamental, pois evita que você dê um tiro no pé ou simplesmente não receba sua tão aguardada resposta.

– Ache coincidências na carreira de vocês

O ideal é encontrar algum link profissional entre você e a pessoa que você admira. É muito mais fácil “quebrar o gelo” quando sua mensagem é baseada em relações de trabalho ou pessoais do que em um texto genérico. Por exemplo: se você assistiu a uma apresentação dessa pessoa recentemente, diga que assistiu ao evento X no lugar Y e tem algumas questões para fazer.

– Evite usar a linha do “preciso de um emprego”

Essa dica pode parecer um pouco óbvia, mas esse erro ainda é recorrente entre as pessoas. Nunca peça emprego a alguém que você admira, mas não conhece. Dificilmente você conseguirá uma posição assim. Uma conversa no Linkedin pode levar ao estreitamento da relação profissional ou a uma reunião ou simplesmente a um café.

– Faça um rascunho da sua mensagem

Quando você se sentir pronto para entrar em contato com a pessoa, escreva antes o que você pretende enviar antes de fazê-lo de fato. Pense da seguinte forma: “que tipo de resposta eu receberia dessa pessoa se tudo desse certo?” ou “como essa mensagem vai abrir as portas para uma resposta?”

Separe a mensagem por introdução, corpo da mensagem e conclusão para explicar quem você é, por que entrou em contato e uma breve descrição do que você pretende. Seja breve e sucinto na mensagem.

Compartilhe.