Ações que deixarão o seu dia mais feliz

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Existem uma série de recomendações para que as pessoas tenham uma rotina mais tranquila, reduzam o estresse do trabalho e sejam, em geral, mais felizes. Entretanto, algumas dicas podem não fazer bem para todo mundo, afinal, o que serve para você de repente pode não ser bom para outro alguém. Como já dizia Dalai Lama, “felicidade não é algo construído. Ela vem de suas ações.”

Embora grande parte dos conselhos para ser mais feliz sejam subjetivos, há alguns comprovados pela ciência e é sobre eles que falaremos a seguir:

O pesquisador e neurocientista Alex Korb, da UCLA, estudou os diferentes efeitos da felicidade no cérebro. Segundo ele, seus pensamentos e emoções que sente como resposta a eles, têm um impacto profundo em áreas importantes do seu cérebro. Culpa e vergonha, por exemplo, ativam o centro de recompensa do cérebro, o que explica por que temos a tendência de acumular esses sentimentos em nós.

A preocupação, por outro lado, aumenta a atividade no córtex pré-frontal (parte racional do cérebro). Por isso, você sente que quando está preocupado com alguma coisa está mais no controle da situação. Já a gratidão gera felicidade. Ela aumenta os níveis de serotonina e dopamina, químicas essenciais para a felicidade. E o melhor é que, para se beneficiar da gratidão, você precisa apenas pensar em algum ponto da sua vida de que goste muito. Isso ativará seu cérebro a fazer com que você se sinta mais feliz.

Tomar decisões é outra coisa que te deixa mais feliz e satisfeito, pois você também estimula o córtex pré-frontal ao fazer isso e libera o estresse proveniente da dúvida. Ajudar os outros os deixa felizes e também aumenta – e muito – a sua felicidade e satisfação. Segundo um estudo conduzido pela Universidade de Harvard, funcionários que ajudam os outros são dez vezes mais propensos a ter foco no trabalho e têm 40% mais chances de serem promovidos.

Ao melhorar um ponto, você melhora tudo. Gratidão melhora o sono, o sono reduz a dor, que melhora seu humor, reduz ansiedade e eleva seu foco e atenção. Com um cenário desses, ficar feliz não se transforma em algo tão difícil, não é? Experimente estimular o seu cérebro a se acostumar com a felicidade – você certamente sentirá os benefícios dela em toda a sua rotina.

Equipe Love Mondays

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