Acho que mereço uma promoção. Como abordo esse assunto com meu chefe?

Você trabalha intensamente, dá tudo de si, ganha elogios, é reconhecido por seus superiores, mas aquela tão esperada promoção não chega nunca? Talvez seja o momento de conversar sobre isso com seu chefe, mas a questão aqui é: como fazer isso?
Se você for direto demais pode parecer grosseiro; se apenas deixar a ideia “no ar” pode ser mal compreendido e não ter o resultado esperado. Por isso, preparamos algumas dicas para que você saiba como agir nesse momento crucial de sua carreira.

Nessas horas, o mais importante é avaliar quais são as suas entregas e o quanto é capaz de agregar valor ao seu empregador. Você precisa saber da sua real importância. Na sequência, veja se a empresa possui uma avaliação de desempenho e plano de carreira e procure entender o funcionamento disso. Analise se você é merecedor do reajuste, se está entregando resultados além do esperado, se cumpre horários, se está presente em todas as reuniões, se realiza todos os treinamentos, etc.

O momento de pedir uma promoção

Se você preencher todos esses quesitos, é hora de conversar com seu gestor. Para isso, marque uma reunião formal com ele para falar sobre sua condição salarial e vá direto ao assunto, sem rodeios. Motivos pessoais, como a necessidade de remuneração maior pelo nascimento de um filho, por exemplo, não são suficientes nesse momento. Por isso, tenha argumentos fortes.

É importante, ainda, avaliar a situação da empresa. Não adianta pedir um aumento em um momento de corte ou de mudanças na organização, como uma fusão ou venda. Além disso, você deve ter um valor em mente, depois de pesquisar o salário de outros profissionais do mercado.

Aqui, é fundamental ter em mente que a remuneração por desempenho e a capacidade de agregar valor à organização são consideradas muito mais adequadas do que compensações por tempo de serviço, assiduidade ou outro fator não relacionado com a habilidade de entrega do profissional.

Você precisará usar o seu feeling mais do que nunca nesse momento. Não fale sobre aumento quando você e seu líder estiverem no desenvolvimento de projetos e não aborde-o num momento de crise financeira ou fusão da empresa. Dizer que deseja uma promoção porque recebeu uma proposta de outra empresa também não é uma boa ideia.

Prepare-se para a resposta

No melhor dos cenários, você poderá ouvir um “sim, vamos fazer essa mudança”. Mas esteja preparado para ouvir um “sim, mas precisamos de tempo para fazer isso” ou um grande “não”. Neste caso, talvez fique insustentável permanecer na organização e surja a necessidade de buscar outras oportunidades no mercado.

O importante é manter a calma e ter consciência das suas capacidades e do quanto você agrega à empresa. De posse dessas informações, você poderá pleitear melhores condições de trabalho ou até mesmo outro emprego.
Compartilhe.