ACHAR A EMPRESA CERTA PARA TRABALHAR É COMO ACHAR O SEU PAR IDEAL…

A vida é cheia de decisões difíceis. Escolher a empresa onde construir a nossa carreira e a pessoa com quem dividir a nossa vida são algumas delas.
Leia abaixo 4 dicas para se sair bem nestas duas árduas tarefas!

1. Conheça bem antes de se comprometer
Você não casaria com uma pessoa sem antes conhecê-la, certo? Primeiro tem a conversa, a época de ‘ficar’, depois o namoro e enfim o casamento. Assim você tem tempo de conhecer a pessoa e ver se vocês realmente combinam. Na vida profissional vale a mesma regra. Assinar um contrato de emprego é um comprometimento importante pois tanto você quanto a empresa estarão criando expectativas quanto a este relacionamento. Antes de aceitar uma oferta de emprego, ‘namore’ um pouco a empresa para conhecê-la melhor. Feiras de carreiras, eventos de networking e sites com avaliações de empresas como o www.LoveMondays.com.br são ótimas maneiras de ver se esse namoro vai dar casamento!

2. Não se deslumbre com a aparência atual, pense também no futuro
Quando a gente conhece um parceiro, geralmente se encanta com o corpinho sarado, o sorriso lindo, o cabelo brilhoso… Porém sabemos que beleza não dura para sempre, não é? Devemos pensar como será o nosso futuro ao lado daquela pessoa. Quando escolhemos a empresa onde vamos trabalhar, a situação é parecida. Faça algumas perguntas básicas: Qual a tendência financeira da empresa? O seu setor de atuação está em crescimento? O seu modelo de negócios indica um futuro de crescimento sustentável? Ler notícias sobre a empresa, verificar seus balanços financeiros e obter informações sobre seus líderes ajudam você a ver se a empresa tem futuro.

3. Conheça a família
Quando você casa com alguém, acaba casando também com a família. Assim como é importante conhecer a família de seu parceiro(a) antes do casamento, você também precisa conhecer as pessoas que fazem parte da empresa para ver se você se identifica com elas. Saber mais sobre o perfil da empresa, a cultura do ambiente de trabalho e a personalidade dos seus profissionais são aspectos fundamentais para que este comprometimento dê certo. Para obter essas informações você pode dar uma olhada nos perfis dos funcionários no LinkedIn ou no Facebook e, se você conhece alguém que trabalhe na empresa, vale a pena ter uma conversa mais detalhada sobre o perfil da equipe. No fim das contas, você tem que saber se vai gostar de passar a maior parte do seu tempo com essas pessoas.

4. Faça as perguntas difíceis no início da relação
A gente não está sugerindo que você faça aquelas perguntas fatais como ‘você quer se casar’ ou ‘quantos filhos você quer ter’ logo no primeiro encontro. Porém, se você está procurando um relacionamento sério, deve conhecer os objetivos da pessoa no início da relação para evitar decepções no futuro. Com a sua vida profissional é a mesma coisa. Talvez a primeira entrevista não seja a hora certa, mas com certeza antes de assinar o contrato de trabalho você tem que fazer as perguntas que são importantes para você. Perguntas como ‘do que exatamente depende o meu bônus’ ou ‘qual é a expectativa de promoção neste cargo’ devem ser respondidas antes de você se comprometer a esta relação.

Boa sorte!

Compartilhe.