A sua empresa tem alma?

Por Sergio Sabino

Muito se fala em marca empregadora hoje em dia. Acho que eu provavelmente falo mais do que a maioria, por motivos óbvios. Está no meu dia a dia.

E isso me deixa confortável para dizer rapidamente que Employer Branding é mais simples e mais complexo do que se imagina. Exatamente assim.

Mais simples porque basta olhar para dentro de casa, com carinho, (e um pouco de metodologia) para racionalizar o que a companhia cumpre de sua promessa como empregadora e o quanto isso se distanciou da ideia original.

E complexo também, porque executar tudo isso demanda muita energia, disciplina e foco. Por quê? Porque leva TEMPO.

O Employer Branding precisa trabalhar e evidenciar seus atributos (EVP) e efetivamente refletir isso na sua cultura. Além do mais, cultura não se muda, é um organismo vivo que se molda por consequência do engajamento das pessoas e do conjunto de seus hábitos no ambiente corporativos.

Para resumir, desconfie de soluções 100% externas para resolver suas preocupações ou Gaps de Employer Branding. Quem é sério fazendo isso deve funcionar como um facilitador, para ajudar a resgatar a alma empregadora das organizações. Mas isto já está lá; a alma da companhia, sua essência, sua história. Aquilo que a fez ser o que é, que fez muita gente se orgluhar dela.

Não adianta comprar a roupa da moda e não ter alma. Este é o ponto. Tem muita gente comprando a roupa que custa menos e é mais fácil de mostrar, achando que resolveu o problema.

As organizações precisam dar um passo para trás e rever o seu conflito existencial, seus anseios, sua personalidade. Depois ficará mais fácil escolher o que vestir para cada ocasião.

Não varra este problema para debaixo do tapete, pois ele pode ser a peça que falta para as organizações evoluírem de forma verdadeira, transparente e sustentável na atração e retenção de talentos. Ache a alma da sua empresa!

Sergio Sabino é Country Manager da TMP Worldwide Brasil. Sabino tem mais de 18 anos de experiência nas áreas de Talent Acquisition, Employer Branding, Marketing e Communications. Recebeu o prêmio de Empreendedor em RH 2015 da revista Gestão e RH e já atuou em grandes empresas como PageGroup, BlackRock, Citibank e Ford Motor.

Compartilhe.