A palavra-chave é: motivação

Ter motivação no trabalho é fundamental para desempenhar suas atividades com eficiência, porém nem sempre estamos 100% motivados no dia a dia e isso pode ser causado pela própria rotina, pela ausência de uma promoção, por falhas em um projeto ou até mesmo por problemas com os colegas de trabalho, o que gera frustração e te deixa pra baixo. O Love Mondays é a favor do prazer no trabalho e quer que você se sinta cada vez mais motivado a crescer e ser um profissional de sucesso. Por isso, listamos, a seguir, algumas dicas importantes para que você mantenha sua motivação lá no alto!

1. Certifique-se de que você sabe exatamente o que está fazendo
Quando você sabe o que está fazendo e sente que um projeto está evoluindo, o trabalho é muito mais motivante, certo? Por isso, não permita se sentir perdido, sem saber exatamente para onde está andando. Ao final de cada semana, faça uma lista do que você tem feito e marque as tarefas que completou. O ideal é manter essa listinha em um local visível. Assim, você se motiva a avançar cada vez mais!

2. Explore suas diferentes habilidades
Se você faz a mesma coisa todo dia acaba ficando desmotivado, não é mesmo? Para que isso não aconteça, procure se envolver em diferentes tarefas, mostrando suas habilidades. Tente estruturar os seus dias para que você possa se envolver em tarefas diversificadas. Estimulando partes diferentes do nosso cérebro conseguimos recarregar nossa motivação. Pense nisso!

3. Entenda o significado das suas tarefas
Se você sabe que o trabalho que está realizando faz diferença para alguém e o impacto causado por você nos clientes é reconhecido pela empresa, tudo fica mais motivante, não é mesmo? Procure mapear seus relatórios de vendas semanais, por exemplo. Assim você saberá até onde está indo e o que está conquistando.

4. Peça feedbacks
O feedback é um dos fatores mais motivantes que você pode ter. Além de inflar o ego quando você faz um bom trabalho, te impulsiona para frente e ajuda a aprimorar suas habilidades. Se você acha que não tem um feedback adequado, pergunte aos seus colegas de trabalho ou ao seu chefe como está se saindo. Isso pode te fazer muito bem.

5. Tenha autonomia no seu trabalho
É claro que não é possível fazer tudo o que se quer no trabalho, mas você pode escolher como fazer as coisas. Fugir do convencional e dos padrões ajuda muito a nos tornarmos mais criativos. Empreendedores também precisam usar a liberdade para criar as coisas de maneira diferente de vez em quando.

6. Exercite-se
Liberar adrenalina em exercícios físicos ajuda – e muito – a manter seu humor em ordem e a te motivar a ser cada vez melhor no trabalho. Experimente correr antes do trabalho, nadar ou até fazer uma aula de dança. Tudo vale a pena na hora de manter a motivação em alta! Uma boa noite de sono e uma alimentação balanceada também são fundamentais. Se você não está dormindo pelo menos seis horas por noite, terá problemas para se manter acordado durante o dia.

7. Termine alguma coisa todos os dias
Tem coisa mais desmotivante do que não conseguir terminar um projeto? Coisas incompletas geram frustração, sensação de impotência e são péssimas para a nossa motivação. Tenha sempre como meta principal terminar alguma coisa todos os dias. Por isso, crie uma estratégia para que seu trabalho não seja interrompido até estar concluído. Quando você tiver concluído esse trabalho estará mais confiante e motivado.

Ter sucesso no mundo do trabalho requer dedicação, foco e bastante paciência, porém, a palavra-chave do momento é “motivação” exatamente por impulsionar o profissional a obter resultados melhores e a se dedicar cada vez mais a um projeto ou tarefa. Exercitando as dicas de como se manter motivado no trabalho você tem muito mais chances de ter sucesso profissional. Experimente!

Compartilhe.