Por que a transparência é tão importante no ambiente de trabalho

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Transparência. Muita gente ainda tem medo de mostrar seu ambiente de trabalho, mas, no mundo de hoje, ser transparente é um benefício que ajuda a atrair os talentos certos e engajar a equipe. Foi sobre isto que Scott Dobroski, Diretor de Comunicação Corporativa do Glassdoor, empresa da qual o Love Mondays faz parte, falou durante o 2º Fórum Love Mondays de Employer Branding. 

Com o tema “A importância da transparência no ambiente de trabalho”, Dobroski trouxe diversas reflexões sobre a percepção dos profissionais em relação às empresas a partir de avaliações online. Confira os melhores momentos:

  • Transparência no mercado de trabalho

Com o crescimento e a velocidade do universo digital, o acesso a avaliações online deixou de ser exclusividade do processo de compra e passou a influenciar também o mercado de trabalho. Segundo dados do Glassdoor, 4 em cada 5 profissionais procuram por avaliações de empresas quando estão tomando decisões de carreira.

A mesma pesquisa mostrou que 6 em cada 10 profissionais afirmam que a realidade das empresas não condiz com as expectativas criadas durante as entrevistas de emprego. Transparência e mercado de trabalho são temas conectados no mercado atual e essa realidade faz com que as empresas demandem profissionais de RH capacitados para gerenciar a presença online das companhias em plataformas como o Love Mondays.

  • Por que minha empresa precisa ser transparente?

Atrair e reter os melhores talentos é um dos principais desafios enfrentados por empresas e profissionais de RH. Com o mercado de trabalho cada vez mais competitivo, questões como cultura da empresa, oportunidades de carreira e qualidade de vida, além de remuneração e benefícios, se tornaram fatores determinantes na tomada de decisões de carreira.

Segundo dados do estudo Edelman Trust Barometer, funcionários passam 3 vezes mais credibilidade que o próprio CEO quando falam sobre ambientes de trabalho.  Além disso, dados do Glassdoor afirmam que cultura, valores e oportunidades de carreira estão entre os quesitos mais buscados por profissionais no mercado de trabalho.

  • Por que Employer Branding importa?

Employer Branding é também a reputação de uma empresa como um bom lugar para se trabalhar. Por isso, gerenciar a marca empregadora das companhias, principalmente em plataformas de avaliações online, é vital para garantir vantagem competitiva no processo de atração e retenção de talentos. Segundo informações do Glassdoor, 90% dos profissionais à procura de vagas de emprego afirmam que é importante ter uma perspectiva sobre o ambiente de trabalho das empresas.

Veja a seguir algumas dicas para gerenciar sua marca empregadora online:

  • Utilize as avaliações online como uma espécie de termômetro para identificar pontos positivos e de melhoria dentro da companhia
  • Responda avaliações online. Ainda a partir de informações do Glassdoor, 2 em cada 3 profissionais afirmam que a percepção de uma empresa melhora após verem respostas em avaliações online
  • Use as plataformas de avaliações online para atrair os candidatos certos, reforçando a cultura e os valores da empresa

Leia também: como promover o Employer Branding da sua empresa com o Love Mondays, como usar a marca empregadora para atrair e reter talentos e guia do Employer Branding para sua empresa

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