9 Sinais de que você está sem qualidade de vida

0

Muito se fala sobre qualidade de vida e estresse, sobre a importância de se manter uma vida equilibrada, se preocupar com a saúde e investir em si mesmo. Porém na vida real nada é tão simples, temos que nos adaptar à correria do dia a dia. No universo do trabalho, os profissionais convivem com um ritmo acelerado, competividade, metas, prazos, pressão e a necessidade constante de se manter qualificado no mercado.

As consequências desse estilo de vida acelerado podem demorar muito para chegar, mas quando chegam podem ser desastrosas. Principalmente em grandes metrópoles, temos que conviver com o trânsito, transporte público lotado, filas, falta de segurança e outros fatores que tornam muito difícil o ato de se planejar, e de conseguir ter tempo para si mesmo. Porém, apesar de todas as dificuldades, não se pode simplesmente abrir mão da qualidade de vida.

De acordo com a Associação Internacional do Controle do Estresse, o Brasil é o segundo país mais estressado do mundo e o principal motivo é a pressão no ambiente profissional. Três em cada dez trabalhadores sofre com a síndrome de Burn Out (uma condição tão elevada de esgotamento mental, que a pessoa “pifa”). O estresse é uma defesa natural, que nos ajuda a sobreviver, porém a repetição contínua do estímulo estressante traz resultados danosos ao organismo.

Às vezes o estresse passa despercebido e você só se dá conta de que está exausto e passou por um período muito estressante após algum tempo. Como isso pode ser perigoso para a sua saúde, elaboramos uma lista de 9 sinais de que você anda muito estressado e precisa aumentar sua qualidade de vida.

1. Indisposição pela manhã
É normal sentir preguiça de manhã, principalmente quando se acorda muito cedo. Porém, quando você não tem vontade nenhuma de levantar da cama e curtir o dia que está começando, algo pode estar errado.
2. Resistência baixa
Altos níveis de estresse afetam a nossa imunidade, nos deixando mais vulneráveis a vírus e bactérias. Isso faz com que a pessoa fique doente constantemente, principalmente com gripes e resfriados.
3. Sentimento de estagnação
Você pode estar comprometido, se esforçando e realizando todas as suas atividades perfeitamente, e mesmo assim sentir que todo seu esforço foi em vão e que você não saiu do lugar. Quando estamos muito estressados, fica mais difícil definir prioridades e administrar o próprio tempo. Assim, o sentimento de estagnação pode ser um sintoma importante.
4. Memória fraca
Se você está com dificuldade para se lembrar onde guardou as chaves, esquece de pagar as contas, não lembra de compromissos ou coisas relativamente importantes, pode ter algum problema. O estresse pode resultar em perda de memória, pois afeta a produção dos neurotransmissores.
5. Baixa autoestima
Não se sentir bem consigo mesmo é um sintoma comum entre pessoas estressadas, afinal a pessoa se encontra em estado de desequilíbrio no campo físico e emocional. Você pode ficar insatisfeito com seu corpo e sua aparência, ter a sensação de que seus amigos e familiares não o estimam tanto e não ter mais confiança no âmbito profissional.
6. Conflitos de relacionamento
O estresse pode tornar mais difícil os relacionamentos interpessoais. A paciência para resolver os problemas diminui, o que pode te tornar uma pessoa intolerante sem que você perceba, não só no âmbito profissional, mas também no relacionamento os amigos e a família. Além disso, a sensação de que ninguém está ao seu lado pode agravar os conflitos.
7. Insônia
Quando se tem um problema, é quase impossível parar de pensar nele. Como dormir com tantos pensamentos e preocupações na cabeça? Se você passa noites em claro ou então acorda no meio da noite e percebe que está “ligado” e não vai mais conseguir dormir, pode estar sofrendo de insônia. A falta de sono pode causar problemas sérios, pois ela rouba do corpo o descanso que ele necessita para se refazer física, mental e emocionalmente.
8. Dores físicas
Se você passa constantemente por episódios de dores de cabeça, de estômago, ou dores no corpo, isso pode ser uma resposta do seu organismo ao desgaste psicológico.
9. Humor instável
O humor é diretamente afetado pelo nível de estresse. Essas mudanças ocorrem por causa da grande instabilidade emocional que a pessoa está passando. Por exemplo, quando você está realizando algum processo no trabalho e ocorre uma falha, por menor que seja, isso pode ser suficiente para te tirar do sério e te deixar irritado. Além disso, situações delicadas podem te deixar mais emocional e suscetível a crises de choro ou ataques de ansiedade.

Se você se identifica com os sinais descritos aqui, está na hora de mudar seu estilo de vida ou até mesmo de procurar ajuda de um profissional. Não é fácil encontrar o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal, além disso cada um tem rotinas e trabalhos diferentes. Porém existem alternativas que se encaixem com o perfil de cada um, como exercícios físicos, meditação ou simplesmente fazer aquilo que se ama. Não deixe que o estresse tome conta de sua vida! Comece agora a testar atividades que podem melhorar a sua qualidade de vida ou procure a ajuda de um profissional que possa orientá-lo.

Gostou? Confira também nosso post sobre 5 exercícios para reduzir o estresse em 5 minutos.

Compartilhe.