8 perguntas que você precisa saber responder em uma entrevista de emprego

Seu desempenho em um processo seletivo não depende somente de suas qualificações e experiências: se você não souber bater um bom papo e responder de maneira assertiva as perguntas feitas nas entrevistas, você pode acabar passando uma impressão negativa e não tendo o resultado desejado.

Algumas perguntas são de praxe e você provavelmente já as respondeu em algumas das entrevistas que participou na vida, mas existem alguns questionamentos que podem te colocar em uma saia justa se você não se preparar.

Conheça perguntas complicadas e como respondê-las:

1. Por que você foi demitido?

Explicar os motivos de uma demissão para seu recrutador será uma ação delicada, não tenha dúvida. É importante que você mantenha a honestidade e seja transparente quanto ao que resultou o afastamento de sua antiga empresa.

De forma alguma difame seu antigo empregador e direcione o papo para uma linha onde você possa apresentar a resolução dos conflitos de maneira positiva. justificando sua integridade.

Leia mais Foi demitido? Saiba como falar sobre isso em uma entrevista de emprego

2. Fale sobre uma vez que você teve de lidar com alguém complicado no trabalho

Todo mundo já teve um colega de trabalho com personalidade forte e, ao perguntar isso, seu recrutador quer entender como você se comporta dentro dessas relações mais delicadas. Para responder bem essa pergunta, vale novamente a dica de não difamar ninguém!

Conte como você lidava com essa pessoa apresentando pontos profissionais e evitando comentários que possam ser interpretados como pessoalidades.

3. Por que você escolheu essa profissão?

Muita gente não sabe responder essa pergunta: às vezes a vida simplesmente nos direcionam a seguir profissões que jamais tínhamos imaginado. Mesmo assim, é importante mostrar para o recrutador quais são suas aspirações profissionais e o que te motiva a continuar fazendo o que você faz.

4. Onde você se vê em 5 ou 10 anos?

Essa é uma pergunta bem delicada e você pode acabar comunicando que não possui planos para seguir na empresa em questão, pensando em médio-longo prazo.

Pode ser que a empresa onde você está concorrendo valorize a vontade de permanecer por lá por bastante tempo, outras talvez se interessem mais por aspirações mais ousadas ligadas ao empreendedorismo.

Você pode obter essas informações lendo algumas avaliações das empresas no nosso site!

5. Quais os problemas do seu último / atual emprego?

Para entender melhor se você se encaixa ou não na cultura da empresa, seu recrutador pode acabar perguntando sobre a situação do seu emprego anterior ou atual. Lembre-se que você não pode dizer sobre informações confidenciais por contrato com esses outros lugares!

Sugerimos que você comente aspectos que possam ter te incomodado sobre a gestão da empresa, processos ou atividades de sua função. Mais uma vez, aconselhamos que você não deprecie experiências passadas, sempre mantendo uma postura profissional e analítica sobre as questões abordadas.

6. Quais qualificações suas irão te ajudar nessa função?

Chegou a hora de falar sobre suas habilidades! Quando questionado sobre suas competências para atuar na vaga concorrida, conte ao recrutador sobre o que você sabe fazer bem, mostrando como você é o profissional que ele procura.

Comente sobre experiências anteriores, cursos que você fez, projetos desenvolvidos e executados no passado e mais. Se possível, use exemplos pontuais de momentos em que você precisou se empenhar fazendo exatamente aquilo que a vaga demanda.

Leia também Como mostrar que você combina com a empresa em uma entrevista

7. Por que você saiu do seu último emprego?

Pode ser um caso de pura curiosidade, mas a maioria das vezes que um recrutador perguntar isso a você, ele estará querendo entender se você saiu do seu último emprego por algum motivo que também poderia te impactar nessa nova oportunidade.

Seja transparente e converse sobre os motivos de sua saída, dessa forma você consegue comunicar melhor o tipo de profissional que você é e como você se encaixa perfeitamente na empresa desejada.

8. Você tem alguma pergunta?

Pode ser que o jogo vire e seja a hora de você fazer algumas perguntas! Essa é uma oportunidade interessante para demonstrar todo o seu interesse na empresa concorrida com perguntas simples sobre o funcionamento, cultura, processos e história.

Tem alguma dúvida sobre quais seriam suas funções, como funcionaria seu dia a dia ou sobre a equipe que você fará parte? Não sinta-se acanhado e pergunte!

Leia também 4 sinais de que você foi bem na entrevista de emprego

Muitas empresas possuem perguntas muito específicas em seus processos seletivos. Acesse nosso site e leia avaliações sobre entrevistas nas empresas, enviadas por profissionais como você!

Compartilhe.