8 filmes sobre carreiras para te inspirar

0

O cinema pode apresentar jornadas grandiosas em mundos fictícios, mas também consegue contar excelentes histórias próximas à realidade. Em muitos casos, a sétima arte utiliza carreiras como pano fundo ou até mesmo como ponto crucial no desenvolvimento do enredo.

Caso você queira fazer uma mudança na carreira ou esteja buscando inspiração para o seu próprio trabalho, os filmes abaixo podem te dar uma nova perspectiva – com uma pitada de fantasia – sobre algumas profissões:

Veja também: 6 séries sobre profissões para te inspirar

1. A Grande Aposta (2016) – Mercado financeiro

Meses antes da crise de 2008, alguns investidores identificam o colapso iminente do sistema financeiro norte-americano e aproveitam para lucrar a partir disso. O filme segue uma linha narrativa pouco convencional e consegue abordar questões e termos técnicos de forma leve e explicativa, sem abrir mão de uma visão crítica do cenário da época.

2. Estrelas Além do Tempo (2017) – Engenharia e matemática

Esse drama biográfico acompanha a incrível trajetória de três mulheres negras por trás de um dos maiores projetos da história da NASA, durante um período de grande segregação racial. A trama retrata a importância do trabalho das protagonistas dentro da agência espacial e destaca as dificuldades enfrentadas por elas em uma época cheia de preconceitos.  

3. O Diabo Veste Prada (2006) – Moda

Inspirado no livro de mesmo nome, retrata a rotina de uma jornalista (Anne Hathaway) recém graduada trabalhando como assistente pessoal da diretora (Meryl Streep) de uma conceituada revista de moda. O filme apresenta a indústria da moda como um ambiente glamoroso e competitivo, mas utiliza uma narrativa leve e divertida.

4. Pegando Fogo (2015) – Gastronomia

Adam Jones (Bradley Cooper), um renomado chef de cozinha, busca redenção após ter a carreira afetada por seu temperamento explosivo e vício em drogas. A narrativa intercala o frenético ambiente da cozinha de um restaurante de ponta e os desafios pessoais do protagonista, que precisa se esforçar para superar seus próprios demônios e renovar suas técnicas.

5. Spotlight – Segredos Revelados (2016) – Jornalismo

Em 2001, um grupo de jornalistas do Boston Globe investiga acusações contra um padre acusado de abusar de mais de 80 garotos. O filme, baseado em uma história real e no livro vencedor do prêmio Pulitzer, retrata todo o trabalho de apuração e as descobertas chocantes sobre pedofilia feitas pelos jornalistas.

6. A Teoria de Tudo (2015) – Física

Conta a história do físico teórico Stephen Hawking (Eddie Redmayne), com base no livro biográfico escrito por sua mulher, Jane (Felicity Jones). O filme retrata como, convivendo com uma grave doença motora, Hawking foi capaz de desenvolver incríveis estudos e teorias sobre tempo e se tornar um dos maiores cientistas de sua geração.

7. Joy: O Nome do Sucesso (2016) – Empreendedorismo

Baseado na história real da empreendedora Joy Mangano (Jennifer Lawrence), o filme conta as dificuldades que a protagonista enfrenta para levar adiante a ideia de um esfregão mais prático e seguro. Enquanto se dedica ao sucesso de sua invenção, ela precisa lidar com dificuldades financeiras e a desconfiança de familiares.

8. A Chegada (2016) – Linguística

Com a chegada de naves alienígenas em diversos pontos da Terra, a professora de linguística Louise Banks (Amy Adams) organiza uma equipe de elite para desvendar a forma de comunicação dos extraterrestres. Correndo contra o tempo para evitar uma guerra de proporções mundiais, a protagonista precisa descobrir se esses seres representam uma ameaça à humanidade ou não.


Ainda que os filmes não tenham o compromisso de retratar a realidade com total fidelidade, essas obras podem te ajudar a ter uma visão interessante sobre as carreiras citadas. Tem alguma sugestão de filme que não entrou na lista? Conte pra gente!

Leia também:

Conheça 18 empresas com sala de descompressão

Currículo: o guia completo para se destacar

8 perguntas que você precisa saber responder em uma entrevista de emprego

Share.