8 dicas para promover o seu marketing pessoal no trabalho

0

Quer ser um profissional bem visto na empresa? Parta do princípio de que não adianta apenas fazer o seu trabalho com excelência. Para ser respeitado pelos seus colegas e líderes, é importante que você saiba como promover o seu marketing pessoal.

Por mais que o ambiente de trabalho seja descolado, sempre existem algumas regras  subscritas, por isso, é muito fácil cometer erros. Confira abaixo algumas dicas simples para conquistar uma boa imagem profissional!

– Fique de olho na agenda

Uma coisa é um atraso casual, afinal, imprevistos acontecem. O problema está em fazer disso um hábito. Chegar atrasado em reuniões ou até mesmo perder prazos importantes passa uma imagem pouco confiável. Anote tudo na agenda, crie alertas e o que mais for necessário para estar sempre atento aos seus compromissos.

– Não tenha medo de expor o seu ponto de vista

Deixar de se expressar por insegurança também pode te prejudicar na hora de construir uma autoimagem positiva. Estar sempre calado passa a impressão de que você talvez não esteja engajado em novos projetos. Reuniões em equipe são sempre uma oportunidade de contribuir com boas ideias e fazer observações relevantes.

– Cuidado para não falar demais

Em contrapartida, é importante ficar atento para não falar demais. Um profissional que domina qualquer tipo de conversa passa a impressão de que não sabe trabalhar em equipe ou ouvir o que outras pessoas têm a dizer.

– Mantenha uma boa gramática

Por mais que a cultura da empresa permita a troca de e-mails de um jeitinho mais informal, é importante ficar atento à gramática. Um erro grave de escrita pode manchar a imagem de qualquer profissional super competente.

– Diga a verdade sempre

Seja transparente no trabalho sempre. Mesmo que seja para reportar um erro da sua parte, esteja disposto a abordar o assunto e trazer uma solução. Isso te ajuda a consolidar uma imagem íntegra.

– Confie em você mesmo

Uma dica para ser mais confiante é anotar cada vez que você receber um elogio. Sempre que se sentir inseguro, leia as suas anotações e lembre-se de que se você chegou tão longe é porque de alguma forma fez por merecer.

Não se sente bom o suficiente? Pode ser culpa da síndrome do impostor

– Assuma as suas responsabilidades

Nunca terceirize culpa ou delegue alguma tarefa sua. Mostre que você é dono do seu próprio trabalho e tem completa visibilidade de suas responsabilidades.

– Vista-se de forma adequada

Por último, mas não menos importante, vista-se de forma adequada. Mesmo que a sua empresa não tenha um dress code definido, é importante lembrar que seu jeito de vestir diz muito sobre você.

Leia mais sobre em 5 dicas para acertar na roupa para trabalhar

Curtiu? Leia também: Como parecer mais confiante em uma apresentação

Compartilhe.