Quer ser um grande líder? Veja sete hábitos que vão melhorar sua imagem.

0

Pessoas poderosas e líderes de sucesso não conquistaram essas posições por acaso. Seus comportamentos, posicionamentos, ações e hábitos lhes garantiram essas posições de destaque. Se você pretende aumentar seu poder ou a influência em seu trabalho, que tal seguir algumas ações típicas desses líderes? A seguir, o Love Mondays lista sete medidas a serem tomadas para se inspirar e, quem sabe, se transformar em uma pessoa poderosa:

1. Nunca fale muito

“É melhor ficar em silêncio e pensarem que você é um idiota do que abrir a boca e tirar essa dúvida”, já dizia Abraham Lincoln. Algumas das pessoas mais poderosas do mundo estabeleceram suas altas posições falando claramente, de forma eloquente, porém não muito. Quanto menos você fala, menor a chance de se auto-trair, como dito por Lincoln. Além disso, pessoas mais quietas são vistas como mais inteligentes e influentes. Portanto, pense bem e seja bem conciso na hora de falar, para não cometer gafes.

2. Seja flexível

Pessoas de sucesso e poder tendem a ser adaptáveis. Isso não significa ceder sempre, mas sim ter o famoso “jogo de cintura” para chegar a um consenso entre time ou contornar uma situação difícil. Como o mundo é cheio de desafios inesperados, pessoas que forem mais adaptáveis tendem a ser as que resolvem melhor os problemas e, por isso, são vistas como mais poderosas.

3. Não discuta

Expor seus argumentos pode ser uma experiência de crescimento, porém, na maioria das vezes, você gasta uma energia que poderia ser utilizada com alguma ação concreta. Líderes de sucesso não perdem muito tempo tentando convencer alguém que já tem sua opinião formada. Em vez disso, trabalham para colocar seu plano em prática e mostrar dados concretos. É fácil discordar de uma ideia, mas quase impossível ir contra fatos ou dados concretos.

4. Não se isole

Esse aspecto é de extrema importância, pois pessoas de sucesso estão engajadas com suas famílias, colegas e amigos. Nunca se isolam ou tentar ganhar poder sozinhos. Criar uma forte rede de networking é fundamental, assim como manter contato com os membros dessa rede e sempre estar atualizado.

5. Pense sempre adiante

Na vida e no jogo de xadrez é preciso pensar um passo à frente, não é mesmo? Pessoas poderosas sempre avaliam aspectos do futuro e, por isso, estão dispostas a fazer sacrifícios hoje para colher frutos amanhã. Basta observar a história de sucesso de diversos empreendedores, que passaram por um período turbulento em suas vidas e se sacrificaram para, depois de um tempo, o esforço valer a pena e seu investimentos mental, físico, emocional e financeiro gerar retorno.

6. Escolha o momento certo

O que você faz geralmente impacta menos na sua vida do que quando você faz, sabia? Achar o “timing” correto para executar uma ação, conversar com alguém ou administrar um problema é a chave para se ter sucesso como os grandes líderes. Pense, por exemplo, que você precisa dar uma notícia ruim ao seu chefe. O melhor momento de fazer isso é quando ele estiver nervoso e irritado ou em um período mais calmo? A abordagem correta vale para tudo, em todos os aspectos da vida.

7. Coloque-se em evidência

Líderes de sucesso precisam de distinguir de um grupo. Eles não seguem o fluxo, adotando as mesmas ações que todos, mas traçam seu próprio caminho, trabalhando mais duro que os outros ou seguindo rumos diferentes dos demais. Essa é a única forma de se diferenciar e conseguir se manter no topo.

A liderança é um comportamento aprendido e que se torna automático com o passar do tempo. Os líderes mais bem-sucedidos são os tomadores de decisões, que transmitem segurança às pessoas e as desafia a pensar, que recompensam bons desempenhos e sabem aproveitar talentos. Invista no desenvolvimento dessas habilidades e mude a sua imagem perante os outros!

Compartilhe.