Anda super ocupado? Saiba como achar tempo para fazer o que você gosta

Acordar mais cedo do que o esperado para fugir do transito pesado da cidade grande, ter cada vez mais e mais problemas no trabalho que não conseguem ser resolvidos rapidamente. As horas extras que antes eram esporádicas agora são praticamente rotina, te obrigando a sair mais tarde do escritório e pegar o trânsito de volta para casa mais carregado do que o normal. Será que vai dar tempo de pegar o filho na escola ou vai precisar pedir para alguém quebrar esse galho? Justo hoje que é dia daquela aula especial na academia que não dava para perder, ou da aula de francês, está cada vez mais longe de ser realizada já que você não consegue encontrar duas noites livres na sua semana hiper corrida.
Como lidar com a falta de tempo que uma rotina cansativa e massacrante nos causa? Como tirar um tempo só para nós mesmos e para as coisas que gostamos de fazer por puro lazer? Como tirar uma hora do seu dia ou separar um final de semana para fazer coisas que lhe agradam e te ajudem a descontrair, ao invés de resolver os assuntos que ainda estão pendentes na sua lista de afazeres?
Aqui a gente te mostra algumas dicas simples para ajudar você a driblar a rotina corrida e encontrar tempo para fazer o que você gosta, confira!

Encontre um amigo para fazer uma atividade com você

Se você se compromete com outra pessoa para fazer uma certa atividade, fica mais difícil cancelar no último minuto pois você precisa terminar um relatório no trabalho. Ter um parceiro par a sua atividade faz com que você sinta a obrigação de se organizar e ter certeza que não perderá a hora para fazer a atividade que tanto gosta, seja uma corrida, aula de idiomas ou mesmo um happy hour.

Aprenda a dizer não

Geralmente temos a tendência a querer agradar nosso chefe, colegas de trabalho, nossa família e amigos. Entre tantas exigências vindas de todos os lados, muitas vezes fica difícil acharmos tempo para o que realmente gostamos. Aprenda a questionar (gentilmente, é claro!) a real urgência das demandas que você recebe de outras pessoas e a dar importância às coisas que você ama fazer. Só assim você conseguirá tirar o tempo que precisa para descansar e fazer o que te dá prazer.

Desligue

Desligue o celular, a televisão, as mídias sociais, os games e qualquer outro tipo de tecnologia que roube o seu tempo sem você perceber. ‘Matar tempo’ com esse tipo de atividade pode ser bom de vez em quando, mas se você passar o fim de semana inteiro ‘matando tempo’, ele passará num piscar de olhos e, quando a segunda-feira chegar, você não terá aquela sensação de que está renovado.

Ache aquilo que te dá prazer

Você se lembra de coisas que antes você fazia e te agradavam? Correr no parque, cozinhar para a família, pintar um quadro, tocar um instrumento, qualquer coisa. Achar aquilo que te fazia bem antes é fundamental. Se você gostava de fazer parte do time esportivo do colégio, por que não juntar uma turma de amigos e criar um minicampeonato? Ou, se viajar era sua forma de absorver cultura, porque não mostrar aos seus filhos tudo aquilo que você já conheceu um dia? Experimente diferentes atividades derivadas daquele hobbie preferido para aproveitar ao máximo o seu tempo de folga tão precioso.

Volte à hora do recreio

Se lembra da época do colégio em que entre uma aula e outra havia o intervalo para comer, andar pelo pátio e conversar com os amigos? Pausas regulares durante o dia são fundamentais para que o seu cérebro descanse. Você irá perceber que quando voltar aos seus afazeres, voltará mais desposto e talvez até com a solução para um problema que estava te incomodando. O legal é que o recreio pode ser tirar um tempinho para qualquer coisa boba que caiba num curto período de tempo. Por exemplo, explore a cidade e vá almoçar em um restaurante que o pessoal da firma ainda não conhece, pegue seu bloco de notas ao lado do computador e rabisque coisas que costumava rabiscar na carteira do colégio. Essa pausa é importante para que as melhores ideias apareçam e você continue com todo o pique durante e após o término do seu dia de trabalho.

Compartilhe.