7 dicas para causar uma boa impressão na entrevista de emprego

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A primeira impressão é a que fica? Estudos de psicologia têm mostrado que essa é uma verdade dentro das relações interpessoais e também pode acontecer com seu recrutador durante uma entrevista de emprego!

Mesmo que você seja perfeito para aquela vaga, indo muito além dos requisitos básicos e possuindo experiência naquilo que é demandando, as chances de ser contratado sem causar uma boa impressão são baixas – principalmente em um cenário em que empresas passaram a priorizar o fit dos candidatos com a companhia.

Assim, não basta ser um bom profissional: é preciso também aparentar isso de alguma forma. Para te ajudar, separamos algumas práticas que podem fazer com que você se mostre a pessoa ideal para aquela vaga.

1. Vá além do que foi questionado: puxe assunto

Mesmo que a responsabilidade de manter o papo não seja sua, é interessante explorar diferentes possibilidades dentro da conversa, caso sejam pertinentes para o contexto.

Seja concreto e demonstre como sabe dialogar sobre diferentes assuntos. Utilizando o papo a seu favor, você será capaz de provar pontos específicos que o recrutador está buscando. Por exemplo, se o tema for um projeto em que trabalhou, continue discutindo sobre suas experiências profissionais e comente sobre outros acontecimentos interessantes em sua carreira.

Fuja de respostas monossilábicas de sim ou não: mostre que você sabe do que está falando e dê sua opinião sobre os assuntos quando perguntado. Só vale ter o cuidado de não cair no problema oposto e se estender excessivamente. Ficar sempre de olho nas reações do entrevistador ajudará a entender quando é hora de falar ou não.

Veja quais são as 50 perguntas de entrevista de emprego mais comuns.

2. Deixe claro que você conhece o contratante

Ir preparado para a entrevista faz toda a diferença. Isso vai mostrar ao recrutador que você está interessado na posição, além de abrir possibilidades para novos assuntos, como foi dito no tópico anterior.

Prove que entende sobre o negócio da empresa, sua história e o mercado em que ela atua. Você pode fazer perguntas ou simplesmente fazer conexões pertinentes entre o que está sendo discutido e a companhia contratante.

Acredite ou não, existem muitos profissionais que vão totalmente despreparados para as entrevistas, perdendo grandes oportunidades e correndo o risco de cometer alguma gafe. Para saber mais sobre a empresa, você pode consultar a nossa plataforma. Lá existem mais de 50 mil conteúdos sobre processos seletivos de dezenas de milhares de empresas no país.

Descubra como impressionar o recrutador em uma entrevista de emprego.

3. Mostre que você combina com a empresa

Depois de ter feito pesquisas sobre a empresa e entendido sobre a importância de “se vender” e explorar diferentes assuntos durante a conversa, mostrar como você combina com aquela vaga será um trabalho fácil!

Quando um profissional de RH começa a preparar uma contratação, um dos procedimentos básicos é imaginar o perfil profissional ideal para aquela posição. Nessa etapa são considerados aspectos mais técnicos, como experiência, empresas anteriores, educação e outros, mas também não se excluem as qualidades comportamentais.

O candidato ideal para a vaga, além de atender os requisitos básicos, deverá combinar com sua nova empresa em termos culturais. Já que a cultura é o que guia o estilo de trabalho daquele lugar, esse alinhamento deve existir para que o profissional “se encontre” lá dentro e seja feliz trabalhando.

Por exemplo, se a empresa tiver um esquema de home office ou outros tipos de trabalho remoto, uma boa seria comentar como você valoriza a prática e a considera importante por motivos específicos. Pode até parecer que isso não faz a menor diferença no fim das contas, mas são práticas como essa que notificam ao recrutador uma clara identificação com a empresa.

Saiba mais sobre como mostrar que você combina com a empresa em uma entrevista.

4. Exemplifique suas qualidades

Discursos vazios não valerão de nada durante uma entrevista de emprego. Você pode dizer que é o profissional mais incrível dentro de sua área de atuação, mas o que provará esse ponto para o recrutador? O que o fará acreditar que é o profissional certo para aquela posição?

Você provavelmente já se prepara com antecedência em relação às respostas que dará em determinadas situações. Que tal fazer uma lista mental dos resultados, conquistas e reconhecimentos que considere importante incluir na conversa?

Assim, poderá se antecipar para que o recrutador consiga visualizar suas qualidades na prática.

5. Chegue na hora certa

Chegar no horário combinado (ou um pouco antes) é uma questão de educação e responsabilidade. Já que o assunto principal aqui é o de criar uma imagem positiva para o recrutador, é preciso que você respeite a sua agenda.

Se a entrevista for por videochamada, também vale a pena verificar previamente como está sua conexão e se o local em que você se encontra é adequado para o bate-papo. A regra continua a mesma neste caso: esteja pronto no horário combinado!

6. Acerte no dresscode

É preciso ficar atento para não comparecer com uma roupa formal demais para uma entrevista em um local onde todos usam bermuda e se vestem de forma descontraída. Esse tipo de informação pode ser nebulosa em um primeiro momento, mas assim que você começar a pesquisar sobre a companhia pela internet provavelmente entenderá qual é o tipo de vestimenta mais adequada.

Mas atenção: mesmo tendo descoberto que a empresa é super descontraída, tenha bom senso para não ir de maneira totalmente informal (usando chinelos, por exemplo) para o processo seletivo. Em certos casos, o melhor é apostar em um meio-termo.

Veja como saber o dresscode de uma empresa antes da entrevista.

7. Gere simpatia no recrutador

Para causar uma ótima impressão durante o processo seletivo, toda a sua forma de se comunicar deve gerar simpatia! Isso significa criar uma conexão entre você e o recrutador. Sabe quando acabamos de conhecer uma pessoa e temos a certeza de que ela é legal e confiável? É esse tipo de sentimento que se deve buscar.

Durante a conversa, tente encontrar pistas que indiquem algo em comum entre você e o recrutador: isso vai abrir a oportunidade de começar um assunto envolvente. Por exemplo, você pode notar um sotaque diferente ou descobrir algo que ambos admiram.

Tocar em pontos em comum pode causar uma conexão quase que imediata, fazendo com que a conversa flua naturalmente enquanto você cria uma boa primeira impressão!

Leia nosso guia para fazer o currículo ideal.


Esperamos que você vá bem em suas próximas entrevistas! Continue no nosso blog para ler mais sobre como conseguir o emprego ideal, melhorar suas relações profissionais e gerenciar a sua carreira.

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