7 dicas de como ser mais confiante no trabalho

0

“Mesmo quando tudo parece desabar, cabe a mim decidir entre rir ou chorar, ir ou ficar, desistir ou lutar.” Essa belíssima frase da poeta Cora Coralina resume, em poucas palavras, a importância de ter confiança em si mesmo e de fazer isso transparecer aos outros. Quando se é confiante, nenhum obstáculo é grande demais e nenhum desafio é impossível de ser executado. Confiança no modo de agir e se portar, tanto na vida pessoal quanto na profissional, é uma forma de inspirar, mobilizar e mostrar que você pode.

Embora seja vital para a nossa vida, a confiança nem sempre está presente nas pessoas, principalmente se você for alguém que coloca em xeque suas habilidades e capacidades. Por isso, selecionamos sete dicas de Dharmesh Shah, co-fundador do HubSpot, que te ajudarão a adquirir mais confiança e demonstrar isso às outras pessoas. Tente incorporá-las ao seu dia a dia e leve o seu nível de confiança lá pra cima!

1. Ouça muito mais do que você fala

Falar muito é uma forma de mascarar a sua insegurança. Pessoas realmente confiantes são mais quietas e observadoras, pois desejam saber o que o outro pensa. Por isso, dê liberdade às pessoas para que digam como se sentem e o que pensam. Quando você estiver muito nervoso(a) e não souber exatamente o que falar, converse com alguém e peça dicas. Isso mostra que você é humilde e deseja aprender.

2. Divida o foco com outras pessoas

Sabe quando você conquista ótimos resultados em um projeto e sabe que grande parte daquilo se deveu ao seu bom trabalho? Na hora de celebrar, seja humilde e deixe os outros aproveitarem também o seu momento de glória. Pessoas confiantes sabem muito bem do que são capazes e não precisam ficar se auto-afirmando o tempo todo.

3. Peça ajuda sem medo

Você não se mostra mais fraco ou menos competente ao pedir auxílio a alguém. Afinal, ninguém é obrigado a saber de tudo e, no caso das pessoas confiantes, não saber de algo é mais um motivo para aprender coisas novas. Tenha segurança para admitir sua fraqueza em algum ponto e trabalhar essa melhora.

4. Não menospreze os outros

Pessoas que falam mal dos outros, vivem apontando defeitos e gostam de fofocas têm um único objetivo: fazer com que elas pareçam melhores. Isso é um indicativo clássico de falta de confiança e é algo muito negativo para um profissional que deseja se estabelecer como alguém sério, confiável e, claro, confiante.

5. Assuma os seus erros

Jogar a culpa nos outros é uma saída comum para diversas pessoas, afinal, é mais fácil dizer que a culpa por algo ter dado errado foi do outro, não sua. Pessoas confiantes assumem o que fizeram, falam sobre isso e, depois, tentam reparar o erro da melhor forma possível. Elas não têm problemas em falar sobre isso com os outros e até usam o erro como exemplo do que não deve ser feito. Lembre-se: você é humano e imperfeito.

6. Afaste as sensações ruins e hormônios negativos

Quando você está sob grande estresse e nervosismo, seu corpo libera cortisol, substância que limita sua criatividade, reduz sua habilidade de processar informações complexas e atrapalha suas emoções. Por isso, quando se sentir assim, elimine essa substância com exercícios físicos – vale até uma corridinha no quarteirão. Você verá como o resultado será incrível!

7. Seja uma pessoa voluntária

Uma ótima maneira de aumentar a sua confiança perante os outros é se voluntariar, independentemente de qual seja o desafio. Sabe aquele trabalho que ninguém quer fazer? Faça você! No final das contas, você verá que adquiriu muito mais conhecimento e, de repente, fez até uma coisa divertida e que rendeu ótimas experiências. Além disso, você ganhará o respeito dos seus colegas de trabalho – algo essencial para elevar a sua confiança.
Adquirir confiança não é algo difícil e nem desafiador. Basta apenas ter muita força de vontade, dedicação e acreditar em você. Lembre-se de que você é capaz de realizar tudo o que quiser!

Compartilhe.