7 atitudes para evitar na sua carreira!

0

Por Finanças Femininas

Em tempos de crise já é difícil manter o seu emprego, e um desafio maior ainda é aproveitar o momento para mostrar para a empresa que você é uma contratação necessária e fundamental para ela. No entanto, vale lembrar que toda carreira sólida e de sucesso deve ser construída com a superação de situações desafiadoras!

É natural sentir medo diante do cenário atual, e se você não sabe o que fazer para melhorar a sua imagem dentro da empresa, lembre que existem algumas atitudes, muitas vezes automáticas, que podem estar sabotando as suas oportunidades dentro da carreira. Veja as dicas que o Finanças Femininas trouxe sobre comportamentos que devem ser revistos e evitados!

 

Temperamento difícil
Alguns ambientes de trabalho são naturalmente estressantes. Uma chef de cozinha estreando um cardápio novo ou uma jornalista em horário de fechamento do jornal provavelmente não estarão com toda paciência do mundo. Sendo assim, já que o ambiente em si traz uma carga de estresse, não há necessidade de piorar as coisas sendo aquela pessoa que grita com os colegas, que age com falta de educação ou arranja problemas desnecessariamente. Explodir dessa forma não trará benefício a você e nem a ninguém. Respire fundo e controle o temperamento difícil.
Falta de proatividade
Suas tarefas acabaram antes de encerrar o expediente, seu colega ao lado precisa de uma força com algo ou existe alguma coisa que possa ser adiantada para aquela reunião da sua chefe no dia seguinte. Em vez de ajudar a equipe ou procurar ser útil de alguma forma, você usa o tempo livre para dar uma espiada em seu facebook, assistir vídeos no youtube ou jogar paciência. A falta de proatividade certamente será notada em algum momento e isso poderá pesar para você. Durante o expediente, fique sempre atenta ao que pode fazer para colaborar.
Comentários inconvenientes
Sabe aquela pessoa que está sempre com uma novidade sobre alguém para compartilhar no cantinho do café? Pois é, as histórias que ela conta podem até despertar sua curiosidade, mas todo cuidado é pouco. Meter-se em fofocas pode te colocar em apuros ou situações bem desconfortáveis. Além disso, é o tipo de situação em que o feitiço facilmente se vira contra o feiticeiro. Hoje você se une a alguém para falar mal de um colega, amanhã é seu nome que pode estar na roda. Pare de se importar com quem a fulana do RH está saindo ou com o flerte do seu colega ao lado com a menina do outro setor. Interaja com as pessoas sobre assuntos que não dizem respeito à vida pessoal dos outros e evite confusões!
Dificuldade para trabalhar em grupo
Essa costuma ser uma característica comum das pessoas com temperamento difícil. É preciso lembrar, no entanto, que a empresa depende do esforço coletivo para ter bons resultados, ou seja, seu trabalho isolado de nada adianta. Sendo assim, trabalhe sua capacidade de ouvir o outro, aceitar sugestões ou mesmo argumentar para defender seu ponto de vista sem imposições. Lembre-se que ao final de tudo, o importante não é ser dona da razão, é encontrar a melhor solução para a empresa.
Focar em problemas em vez de soluções
É o sistema travado, o computador lento, o relatório pelas metades, enfim, alguns dias simplesmente não deveriam existir, pois parecem uma fonte inesgotável de problemas. Perder tempo e energia reclamando e pensando somente no problema não vai te levar a lugar nenhum. Foque em tentar encontrar uma solução, é a única coisa produtiva que você pode fazer. Se a solução não estiver em suas mãos, pare de se lamentar. Como já dissemos, não vai adiantar nada.
Tratar mal colegas e subordinados
Existe uma máxima que jamais perderá sua razão de ser: O mundo dá voltas. Não se deixe iludir por uma cadeira conquistada ou a confiança plena que seus superiores depositaram em você. Procure sempre aprimorar seu trabalho, mas sem deixar que a vaidade te faça atropelar os outros. E este atropelamento pode acontecer de diversas formas: tratar as pessoas com hostilidade, falta de educação ou desdém são apenas alguns exemplos.
Depois que conquistam poder, muitas pessoas imaginam que não há nada no mundo que possa tira-las de onde chegaram. Não caia nesta cilada. A pessoa que você maltrata hoje poderá ser sua chefe amanhã ou se recusar a abrir portas para você futuramente. O jogo vira a todo momento, não perca a humildade e preze sempre por bons relacionamentos.
Procrastinar tarefas
O relatório precisa ser finalizado até o fim do dia, mas você ainda nem chegou na metade e no seu computador, a tela aberta é a timeline do facebook. Você comenta as fotos de todo mundo, dá pitaco na polêmica do dia, encontra um texto fantástico sobre a atual situação econômica e política do país, mas seu trabalho continua lá parado. Você pode não perceber, mas seus superiores com certeza estão de olho no seu tempo ocioso durante o expediente. Aliás, com as redes sociais fica bem mais fácil acompanhar se você está perdendo o foco com facilidade.

 

Finanças Femininas é o primeiro site de finanças para mulheres do Brasil. Um site para ajudar mulheres a organizarem as suas contas, aprenderem a gastar melhor e a investir. Nosso objetivo é ajudar você a se tornar mais independente!

Fonte: http://financasfemininas.uol.com.br/

Compartilhe.