6 perguntas que você nunca deve fazer em uma entrevista de emprego

Assim como a “etiqueta do primeiro encontro” alerta para não falar sobre política e religião, também existem algumas regras quando falamos sobre perguntas em entrevistas de emprego. Não importa para qual cargo você esteja sendo entrevistado, existem alguns tópicos que você deve manter distância por segurança.

Para te ajudar nesse processo, separamos 7 perguntas que você nunca deve fazer em uma entrevista de emprego. Confira:

1. “Ouvi dizer que o negócio da empresa vai passar por algumas mudanças. Isso é verdade?”

Além de ser deselegante falar de boatos que você ouviu sobre a empresa, seu potencial empregador não ganha nada em te responder esse tipo de pergunta. O ideal é que, em uma entrevista, você mantenha distância do “eu ouvi isso ou aquilo” e se atenha a informações concretas sobre o futuro financeiro da empresa. Um jeito melhor de fazer esse tipo de pergunta seria: “como você descreve o futuro da empresa? Se eu entrasse como parte do time, como o futuro da empresa seria?”

1. “Quando poderei ser considerado para uma promoção?”

É presunçoso querer saber detalhes sobre possíveis promoções em entrevistas de emprego. É claro que você quer estar bem informado sobre as oportunidades de carreira, mas a melhor forma de ficar por dentro das informações é perguntar: “a empresa tem feedback estruturado e plano de carreira? Se sim, como serei avaliado? Quais são os formatos, especialmente para o time em que posso fazer parte?”

1. “Happy hours fazem parte da cultura da empresa? Na empresa em que eu trabalhava fazia.”

Existe uma linha tênue entre mostrar que está alinhado com a cultura da empresa e se apresentar como um super festeiro. Seja cuidadoso na escolha de palavras e exemplos sobre os quais irá falar. Tocar no assunto de happy hours na entrevista pode não ser uma boa (dependendo da cultura da empresa). Talvez atividades com a equipe seja uma opção mais adequada. 😉

1. “Quem são os concorrentes da empresa?”

Apesar desta pergunta não soar ofensiva, deixa claro que você não pesquisou sobre a empresa como deveria. Antes de ir a uma entrevista, você pode pesquisar sobre a empresa no Love Mondays, ver notas em diversos quesitos, ler avaliações de funcionários e ainda ver avaliações de entrevistas de emprego para se preparar melhor.

1. “Por que ocorreram cortes de funcionários no ano passado? Vai acontecer novamente esse ano?”

Avaliar o sucesso de uma empresa e o futuro potencial é importante para qualquer um que esteja a procura de emprego, principalmente se você pretende ficar na empresa por um longo período. Mesmo assim, mencionar de forma indelicada algumas dificuldades pelas quais a empresa pode ter passado, como algum corte de funcionários, não é indicado. Além disso, essa pode ser uma informação confidencial. Porém, se a empresa realmente tiver um histórico de alta rotatividade de funcionários, talvez valha perguntar de uma forma mais educada, como “eu acompanho a empresa há algum tempo e percebi uma certa rotatividade de funcionários. Antes de pensar em uma proposta para fazer parte do time, eu gostaria de saber mais sobre o plano da empresa para essa posição.”

1. “Há quanto tempo você está na empresa? O que você faz hoje?”

Mais uma vez, a pesquisa é uma peça-chave em um processo seletivo. Esse tipo de questão deve ser evitada, a não ser que seja o caso de uma entrevista inesperada. Na maioria dos casos, o recrutador irá te informar os nomes das pessoas que irão te entrevistar. Certifique-se de pesquisar para fazer perguntas assertivas, como “eu vi que você passou de profissional de marketing para gerenciamento de pessoas. Esse tipo de mudança é comum dentro da empresa?”. Ou pergunte algo sobre a trajetória de quem estiver te entrevistando como “vi que você passou pelas empresas X,Y e Z nos últimos 5 anos. Que conselho você daria para um novo integrante do time?”. Se você realmente quiser saber mais detalhes sobre o trabalho do seu entrevistado, pode perguntar algo mais abrangente: “como é o seu dia a dia na empresa?”

Este artigo foi inspirado em 7 Interview Questions You Should Never Ask

Leia também: as 10 melhores empresas para fazer uma entrevista de emprego, 50 perguntas que você ainda vai ouvir em uma entrevista de emprego e como se tornar o candidato ideal

Compartilhe.