6 dicas para desligar do trabalho durante as férias de fim de ano

Aproveite ao máximo as suas férias de fim de ano seguindo estas 6 dicas para se desconectar do trabalho:

1 – Cuidado com a tirania do smartphone.

Se você é como a maioria dos profissionais, você está tão habituado a checar o seu smartphone o tempo inteiro que nem percebe que está fazendo isso. Esse hábito pode ser difícil de deixar para trás então crie situações em que você não consegue olhar seu telefone, mesmo que você queira! Vá para algum lugar onde não tenha conexão (o que é fácil de achar, já que as nossas redes são tão ruins), ou desligue o seu telefone e deixe-o em casa enquanto você sai por algumas horas.

2 – Concentre-se na família e nos amigos.

Planeje passeios simples com as pessoas que são mais importantes para você. Lembre-se de realmente aproveitar os momentos com eles, de estar presente no que você está fazendo naquele instante. Assim, você fortalecerá seus relacionamentos e criará memórias felizes que durarão por anos.

3 – Lembre-se de que você merece esse descanso.

Não se sinta culpado por relaxar. Leia um livro, faça um passeio, tome um solzinho. Você trabalhou duro o ano inteiro e agora chegou a hora do seu merecido descanso. Aproveitar as férias fará com que você volte ao trabalho renovado e mais produtivo.

4 – Preste atenção nas coisas pequenas.

Olhe para as pequenas coisas que você normalmente não tem tempo para prestar atenção. Pare de correr e veja o que está ao seu redor. Pequenas coisas da vida cotidiana trazem mais beleza e sentido para a vida.

5 – Se você precisa verificar seus e-mails, resista à tentação de responder.

Se você começar a escrever respostas aos e-mails, você vai acabar gastando mais de uma hora nessa atividade. Este tempo seria melhor investido em ir para a praia, pescar, fazer um passeio, ler, etc. As opções são infinitas, então gaste o seu precioso tempo da melhor maneira.

6 – Coloque uma resposta automática bem clara aos seus e-mails.

Se você está fazendo uma pausa prolongada, deixe instruções claras para aqueles que não estão. Deixe uma resposta aos e-mails com a data de seu retorno para que as pessoas que o contatarem nesse meio tempo tenham expectativas claras de quando conseguirão falar com você.

Aproveite as férias!

Compartilhe.