6 dicas para deixar tudo organizado antes das férias de fim de ano

Se você vai tirar uns dias de férias no fim do ano, é bom começar a organizar a sua vida no trabalho agora para você sair tranquilo. Aqui vão 6 dicas para você se organizar e poder e esquecer que o trabalho existe durante os dias de descanso.

1 – Priorize o que você absolutamente precisa fazer antes das férias

Picture

Com certeza você tem mil coisas para fazer, e todas para ontem. Porém, você sabe que na verdade não vai conseguir completar tudo antes de sair de férias. Então dê uma olhada em na sua lista de afazeres e decida, da maneira mais racional possível, o que realmente precisa ser feito agora e não pode ficar para o ano que vem.

2 - Delegue tarefas que você não vai conseguir completar

É importante ser realista quanto ao que você conseguirá ou não fazer antes de sair. Peça ajuda a outras pessoas da sua equipe para completar tarefas que precisam ser feitas mas que você não terá tempo de completar. Delegar também é um ótimo exercício para desenvolver habilidades de liderança.

3 – Faça uma lista das coisas que você precisa fazer na primeira semana depois das férias

Engrenar no trabalho e ser produtivo na volta das férias nem sempre é fácil, então prepare-se com uma lista das coisas que precisam ser feitas na primeira semana que você voltar ao trabalho. Isso ajudará você a ser produtivo mesmo nos primeiros dias, quando a sua cabeça ainda estiver naquela praia onde você passou a virada de ano.

4 – Organize sua escrivaninha

Picture

Separe seus papéis em 3 pilhas: para reciclar, para arquivar e para resolver. Os que precisam ser resolvidos, inclua na sua lista de afazeres para serem priorizados junto às outras tarefas. Ache um lugar para guardar lápis, canetas e outras tralhas espalhadas pela sua mesa. Recibos e contas também devem encontrar um lugar definitivo antes de você sair do escritório.

5 – Dê uma limpa nos seus e-mails

Arquive e-mails de mais de 3 meses atrás – se você ainda não resolveu essas pendências provavelmente elas não são relevantes. Delete os e-mails que você não precisa e separe algumas horas do seu dia para lidar com todos aqueles e-mails marcados com a bandeirinha vermelha. Vai valer a pena lidar com sua caixa de entrada de uma vez por todas antes das férias.

6 – Coloque o seu ‘out of office’ e indique um ponto de contato enquanto você estiver fora do escritório

Na sua resposta automática a e-mails, é importante deixar claro as datas em que estará ausente e o que o remetente deve fazer em caso de questões urgentes. Se um colega vai cobrir para você, coloque os seus dados de contato e avise-o que ele será o responsável por seus projetos enquanto você estiver fora.

Compartilhe.