6 coisas que você nunca deve dizer para o seu chefe

Quem nunca falou algo sem pensar para o chefe, se arrependeu e, automaticamente, criou uma nota mental para não repetir o erro? Conforme vamos amadurecendo na carreira, aprendemos o quanto pequenas atitudes podem ter grandes impactos e que é mais fácil prevenir do que remediar.

Então, para te ajudar a fugir de possíveis conflitos no trabalho, criamos uma lista de seis coisas para nunca dizer para o seu chefe:

1. “Eu sou assim, é o meu jeito”

No mundo do trabalho existem diversos profissionais com a chamada síndrome da Gabriela e defendem a máxima “eu nasci assim, eu cresci assim. E sou mesmo assim, vou ser sempre assim”, como diz a canção. São pessoas que se recusam a fazer ajustes em seu comportamento por achar que as coisas devem ser do seu jeito.

Acredite: seu chefe espera que você seja receptivo a mudanças, flexível e resiliente. Agradeça sempre que receber um feedback negativo, reflita a respeito e se esforce para adotar novas atitudes. Isso com certeza terá um efeito positivo na sua carreira e principalmente na sua relação com o chefe.

Leia como lidar com um feedback negativo

1. “Isso aconteceu por causa de fulano”

Terceirizar a culpa nunca é uma atitude que passa uma postura profissional e pode criar uma perceção de imaturidade para o seu chefe. É importante que você tenha uma visão clara de suas tarefas e saiba agir com responsabilidade sempre que algo não sair como esperado. São nessas situações em que você mais precisa inspirar confiança.

1. “Eu achei melhor não perturbar você”

O seu chefe tem esse cargo por um motivo: é responsabilidade de um líder apoiar a equipe na tomada de decisões e estar ciente de todas as coisas que sejam relevantes para o negócio na gestão do time. Você não deve hesitar em sinalizar ou pedir ajuda sempre que necessário.

1. “Por que ela foi promovida e eu não?”

A sua promoção ou aumento de salário virá de acordo com o seu desempenho pessoal no trabalho. Por isso, é inútil comparar a sua carreira com a de seus colegas. Ao invés de questionar o seu chefe sobre o desenvolvimento profissional de outras pessoas, que tal marcar uma reunião para apresentar os seus resultados e descobrir onde você pode melhorar?

Leia como negociar um aumento de salário

1. “Eu quero conversar com o seu superior”

Alerta de suicídio profissional. Os assuntos entre você e seu chefe precisam ser tratados exclusivamente entre vocês. Pedir para falar com alguém acima no nível hierárquico ou com o RH é sinal de desrespeito e mostra que você tem um perfil insubordinado.

1. “Eu sei que você não entende muito bem”

Para assumir um cargo de liderança, é necessário ter mais do que habilidades técnicas. Então, é claro que podem existir algumas rotinas no dia-a-dia com as quais você tenha mais familiaridade – e isso não significa que você esteja mais preparado profissionalmente do que o seu chefe. Tome cuidado para não deixar escapar esse tipo de pensamento e criar atritos.

Compartilhe.