5 qualidades para se destacar em processos seletivos

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Todos têm o mesmo objetivo quando se trata de conseguir o emprego ideal: se destacar como a melhor escolha. Mas, com tantas pessoas competindo por um mesmo objetivo e com qualidades e habilidades semelhantes, fica cada vez mais difícil conseguir conquistar a tão desejada vaga. Então, como se destacar entre tantas outras ótimas opções?

Confira uma lista de cinco qualidades que fazem os olhos dos recrutadores brilharem e aprenda como mostrar isso durante o processo seletivo:

  1. Integridade

Integridade é uma qualidade necessária para ser bem sucedido dentro e fora do ambiente de trabalho. No trabalho, isso significa assumir responsabilidades de qualquer situação – principalmente quando algo não acontece como o planejado. Erros acontecem e quanto mais cedo você sinaliza, mais rápido consegue resolver e aprender com a situação.

Como mostrar: não sinta medo de falar sobre defeitos ou erros cometidos no passado. No fim das contas, os recrutadores não procuram por perfeição, eles procuram por alguém confiável para entregar as tarefas propostas e alguém que queira crescer com a empresa. Existe um motivo pelo qual a pergunta “conte sobre uma situação em que você falhou” ser uma das mais comuns em processos seletivos. A dica é focar na solução e não no problema. Use isso como uma oportunidade não só de mostrar que você é íntegro, mas que sabe dar a volta por cima.

  1. Liderança

Fazer parte de um time bem sucedido é uma coisa, ser a pessoa que conduziu esse time é outra completamente diferente. Profissionais de RH valorizam funcionários que consegue inspirar e liderar outras pessoas para atingir objetivos de negócio.

Como mostrar: quando se trata de mostrar que você tem habilidades de liderança, você precisa ir além do “espírito de equipe” e das “habilidades de liderança” descritos no seu currículo. Você precisa trazer algo mais factível. Use números e exemplos sempre que possível.

  1. Relacionamento interpessoal

Você pode até ter alcançado grandes metas em sua empresa anterior, mas, se trabalhar com você não foi uma experiência muito agradável para seus colegas, as suas chances de conseguir o emprego dos seus sonhos podem ser mínimas. Cultivar bons relacionamentos por onde quer que você passe ajuda a construir uma boa reputação e uma rede consistente de networking.

Como mostrar: qualquer um pode mostrar simpatia em uma entrevista de emprego, mas, como mostrar para o recrutador que você tem um ótimo relacionamento interpessoal? A resposta é simples: referências. Mesmo que a equipe de RH não te peça uma referência formal, ela pode vir em depoimentos em redes sociais profissionais ou indicações de atuais ou ex-funcionários. Reforçar a sua imagem como alguém que contribui para o bem estar da equipe pode te trazer grandes benefícios.

  1. Flexibilidade

Um bom profissional deve ser flexível, seja qual for a sua área de atuação. Você deve mostrar que está preparado para assumir algumas demandas fora do job description, além de reajustar tarefas e prazos conforme as necessidades da empresa.

Como mostrar: às vezes, o ambiente de trabalho pode ser caótico e a empresa precisa de um profissional que consiga lidar com diversas rotinas e situações com resiliência. Por isso, esteja pronto para deixar isso claro em entrevistas de emprego que você consegue gerenciar diversas demandas, sempre com exemplos consistentes.

  1. Aprendizado constante

Ser um excelente profissional não significa que você atingiu o auge da sua carreira e não tem mais nada para aprender. Na verdade, um ótimo profissional sabe que sempre existe algo que precisa aprender e melhorar.

Como mostrar: mostre para a equipe de RH que você está disposto a se desenvolver e crescer com a empresa. Seja honesto quando surgirem perguntas do tipo “quais são os seus pontos a melhorar?” e esteja aberto para falar sobre seus aprendizados.

Este artigo foi inspirado em: 5 Qualities You Need to Show in the Job Search

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