5 perguntas que você deve estar preparado para responder em uma entrevista

Não importa quantas entrevistas você vá ou como você se prepare usando toda essa experiência, o entrevistador pode acabar te surpreendendo com uma pergunta  ou acertando em cheio mesmo com as mais simples. De qualquer forma, é bom que essas respostas estejam na ponta da língua.

1. Você pode me contar um pouco sobre você?

A maioria das entrevistas começa com essa pergunta. É bem fácil falar de outras pessoas, mas quando o assunto é você parece que as palavras somem. Responder essa questão bem fará você construir uma boa primeira impressão e passar confiança para o recrutador.

Tome cuidado para não deixar o ego falar mais alto. Conte sobre suas aspirações e sua trajetória de carreira, terminando na justificativa de sua inscrição para essa vaga. Você não precisa ser tão detalhado, mas não se esqueça de transparecer sua personalidade e sua atitude profissional. Também é importante dosar as informações para deixar o entrevistador com curiosidade de saber mais sobre você.

1. Por que você quer trabalhar aqui?

Mais uma pergunta praticamente padrão. Mostre nessa resposta o porquê de você se encaixar tão bem com a cultura da empresa e quais as justificativas para ocupar aquela cadeira.

Para ter um bom desempenho, é preciso que você saiba muito bem o que a empresa faz, assim como seus valores e como ela se posiciona para o mercado. Ressalte características suas que combinem com a organização e como a vaga é importante para sua carreira.

1. Conte sobre um conflito que você teve no seu último emprego e como você lidou com ele.

Essa é importante para o recrutador entender como você se comporta em situações de divergências e resolve problemas por si só. Pensar previamente em um exemplo evita um silêncio estranho durante a conversa e te faz comunicar exatamente o que deseja, sem ter que apelar para pensamento rápido e nada assertivo.

É preciso ser estratégico e mostrar seu comprometimento na resolução de problemas e como você consegue trabalhar em equipe. Essa questão pode vir um pouco diferente e ser algo como “Me conte sobre um desafio na sua carreira e como você lidou com isso”.

1. O que você espera de um bom gestor?

Mais uma vez o recrutador está tentando entender se você está alinhado à cultura da equipe e da empresa. Em algumas situações é seu possível gestor quem estará comandando o processo seletivo e te entrevistando.

Responda essa pergunta da maneira mais honesta possível com exemplos de experiências anteriores com outros gestores, apontando momentos em que sua liderança poderia ter sido melhor e alinhando com suas expectativas.

1. Como você lida com o estresse?

Mostrar como você pode lidar com o estresse de maneira positiva e profissional pode ser decisivo para você continuar no processo seletivo. Seja específico e de fato diga como você lida com a situação.

Leia mais: Como não se estressar no trabalho.

Este artigo foi inspirado em “15 Interviews Questions You Should Be Prepared To Answer This Month”, do Glassdoor, grupo do qual o Love Mondays faz parte.

Compartilhe.