5 passos para planejar uma carreira internacional

0

Para muitos profissionais, o auge do sucesso está em construir uma carreira internacional. Conseguir um trabalho no exterior ou ser aprovado para uma transferência internacional são oportunidades raras e exigem planejamento e dedicação.

Para tornar essa transição mais fácil, elaboramos 5 passos para conquistar uma carreira internacional. Confira

1. Aprenda o idioma

O primeiro e indispensável passo para sua carreira internacional é aprender o idioma daquela região desejada. Prepare-se, pois um certificado de proficiência na língua pode ser requisitado pela empresa.

2. Seja um especialista

Você está prestes a entrar em um mercado que não é o seu. Isso significa que, por muitos fatores, outra pessoa daquele país pode possuir mais chances de ser contratado do que você.

Para driblar esse fato, torne-se um profissional especialista no seu trabalho, investindo em cursos e qualificações, além de construir conhecimento sobre o mercado da região onde você deseja ingressar.

3. Entenda a cultura do país

Parte do sucesso nesta transição é entender os costumes e códigos do seu novo país. Mergulhe na cultura, conhecendo a fundo a história do local para compreender o contexto contemporâneo.

Busque também informações sobre o mercado. O que a maioria das empresas de lá possuem em comum? Qual o perfil dos profissionais do seu segmento naquele país? Perguntas como essa podem ajudar a guiar sua pesquisa.

4. Prepare-se

Algumas profissões podem exigir um tipo de documentação específica que declare que você é um profissional apto para atuar naquela região. Por isso, faça uma pesquisa profunda para entender tudo que você precisará quando sua chance surgir.

Pode ser válido conversar com pessoas que passaram pelo mesmo processo e conquistaram sucesso lá fora ou até com pessoas nativas do lugar em questão.

5. Faça contatos

Estar empregado em uma empresa multinacional pode aumentar as chances de conseguir sua internacionalização. Uma dica importante é trabalhar seu relacionamento com profissionais de outras filiais, mesmo que por simples trocas de e-mails. Isso pode ser crucial na hora de disputar uma vaga ou para uma possível indicação.

Compartilhe.