5 estratégias de networking que ainda não tinham passado pela sua cabeça

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Fazer networking não é só ir a eventos de sua área e entregar cartões de visita. Na verdade, existem muitas maneiras de ampliar sua rede de contatos profissionais – algumas que talvez nunca tenham passado pela sua cabeça. Por isso, reunimos algumas estratégias para um bom networking. Veja!

1- Aproveite os momentos casuais

Nem sempre é possível convidar uma pessoa para um café para fortalecer a relação profissional. A internet ampliou as possibilidades – basta mandar uma mensagem casual parabenizando-a por um feito ou, quem sabe, indicar algum artigo que a tenha feito lembrar dela. Uma pequena atitude é suficiente para aumentar a conexão e fazer com que você esteja sempre na cabeça de seus contatos.

2- Lance mão das redes sociais

Aqui vale desde LinkedIn até Twitter, Instagram e, dependendo de seu setor de atuação, Pinterest. O importante é que você siga e interaja com pessoas relevantes de sua área, mas sempre tomando cuidado para não soar inconveniente. Aproveite para criar uma presença virtual forte, assim, você também pode se tornar uma profissional-referência em sua área.

3- Crie conexões com todos (mesmo)

Não importa se é o CEO de sua empresa ou o estagiário: todos eles fazem parte de sua rede de contatos. Não caia no engano de se preocupar em cultivar boas relações apenas com quem está acima de você. Lembre-se que o mercado de trabalho é extremamente dinâmico e, por isso, os profissionais devem se relacionar de maneiras diversas – afinal, qualquer um deles pode mudar os rumos de sua carreira.

4- Vá além de sua área

É comum que algumas profissões se isolem entre colegas. No entanto, ao ampliar o campo de visão, você terá acesso a oportunidades que talvez não estejam no radar das pessoas de sua área. Procure construir relacionamentos em outros setores e até mesmo fora do ambiente de trabalho – contatos espontâneos podem reservar ótimas surpresas.

5- Seja direto

Demonstrar transparência no contato pode ser a melhor opção em muitos casos. Por exemplo, se você precisa de um conselho de um ex-chefe, pode ser mais efetivo já deixar isso claro desde o princípio, em vez do tradicional “vamos colocar o papo em dia?”. Isso vale tanto para contatos feitos pessoalmente quanto para as abordagens via mensagem e redes sociais.

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