5 DICAS PARA TURBINAR O SEU CV

0
Todo cuidado é pouco na hora de elaborar o seu currículo, pois ele tem o papel de apresentar você ao recrutador e fazer com que você seja chamado para a entrevista de emprego. Para ajudar você a causar a melhor das impressões na hora de buscar um novo emprego, listamos algumas dicas sobre o que é válido ou não na hora de montar o seu currículo.

1)      Não esqueça das informações essenciais
Não existe um modelo certo ou errado de CV, mas todos devem ter algumas informações básicas para o recrutador ter a mínima noção de quem você é. Essas informações incluem seus dados pessoais e de contato, suas qualificações acadêmicas e histórico de trabalho. Certifique-se de que todas as informações estão corretas e de que a gramática do seu CV está impecável.

2)      Adapte o seu currículo para a vaga que está se candidatando
Entenda que cada cargo pede um perfil diferente de candidato e as pistas para isso normalmente estão na descrição da vaga. Tenha um currículo base, mas adapte-o para cada vaga específica, destacando a experiência e habilidades que são exigidas em cada situação. Enfatize seus projetos e as conquistas que mais têm relação com o cargo que você pleiteia. É mais trabalhoso, mas isso pode aumentar significativamente as suas chances de garantir uma boa entrevista. 

3)      Destaque suas habilidades
Leve em consideração palavras-chave que te ajudem a se destacar dos demais, como trabalho em equipe, boa comunicação, cargos de responsabilidade, conhecimento de uma língua estrangeira, um trabalho voluntário ou participação na empresa Júnior da faculdade. Mostre como suas habilidades agregam valor às atividades a serem exercidas na vaga a qual você está se candidatando.

4)      Fotos e documentos
Fotos e algumas informações pessoais como a quantidade de filhos, o RG, e o CPF já não fazem mais parte da lista de informações importantes no currículo. O foco no currículo são suas qualificações e quaisquer outras dúvidas serão tiradas na hora da entrevista. Se a foto for um pedido da empresa, opte por uma foto com aspecto profissional, estilo 3 x 4.

5)      Fuja dos detalhes
Lembre-se: o currículo é uma forma de introduzir você ao recrutador e de preparar o caminho para a entrevista de emprego. Não há a necessidade de descrever em detalhes todos os seus feitos durante sua trajetória profissional. Use no máximo duas páginas para pontuar suas principais atividades e qualificações, apresentando as informações de maneira clara e sucinta.

Vale acrescentar que você não precisa caprichar apenas no CV. Pesquisar e estar bem informado sobre a empresa e o cargo ao qual está se candidatando é imprescindível. Ainda, tenha certeza de que a cultura e os valores da empresa combinam com os seus, pois isso é fundamental para uma boa experiência profissional. Para descobrir como é o dia a dia em mais de 20 mil empresas, dê uma olhadinha nas avaliações dos funcionários no Love Mondays (www.lovemondays.com.br). 

Por Júlia Chizzola

Compartilhe.