5 dicas para desenvolvimento na carreira

O ser humano anseia por desafios, e estes estão atrelados com os objetivos de vida. Logo, querer alcançar algo está alinhado em sair da zona de conforto.
 Objetivos profissionais estão relacionados ao desenvolvimento na carreira, de querer galgar cargos e conquistar desafios. Faz parte buscar novos patamares. E é esse conjunto que mantém acessa a chama da motivação no trabalho.
 Encontrar um trabalho que você ama, ou seja, se identificar com a função exercida pois está colocando em prática aquilo que mais gosta de fazer, além de estar em uma empresa que possui os mesmos valores como pilar, é o cerne de todo o relacionamento bem sucedido se tratando de carreira.
  Para tanto, você precisa se preparar para a carreira desejada e aqui vão algumas dicas.

Autoconhecimento
Nos desenvolvemos quando exploramos nossos potenciais internos. Ao se deparar com um novo projeto, por exemplo, você precisa usar sua criatividade e habilidades inatas para as soluções. Então sempre busque se engajar com projetos que te desafiam, que faça você sair da sua zona de conforto. Vale a pena ter novas percepções e investir na construção do seu potencial ao máximo.
Uma forma de atingir seus talentos e habilidades é fazer algum processo de autoconhecimento, onde você ganha autoconfiança e segurança. O coaching é um processo que oferece as melhores ferramentas para essa descoberta interna.

Faça cursos
Cursos são fontes poderosas de se desenvolver para ascender na carreira. Eles permitem ampliar o conhecimento, interagir com pessoas (troca de experiência), e ter acesso a novas ferramentas. Não pense que você sabe tudo, sempre existe algo para aprender. O aprendizado está naquilo que você mais resiste.

Trabalho social
Envolver-se em causas permite nos humanizar, aprender a olhar as pessoas como pessoas – feitas de corpo, mente e coração. Ou seja, vai muito além daquilo que enxergamos no cotidiano corrido. Nos ensina a compreender os diversos mundos que cada um possui, aprendendo a não julgar e saber que somos responsáveis por aqueles que estão à nossa volta. Compreender que nossas ações refletem no mundo e por isso podemos construir um mundo melhor, a partir do que fazemos aqui e agora. Isso mostra que temos que pensar além do aqui e apenas em nós. Pensar no coletivo é uma competência de humanização que também faz você alavancar na sua carreira.

Sonhar
Nosso desenvolvimento está alinhado com os sonhos. Visto que os sonhos nos impulsionam, são motores motivacionais para criar em você o comprometimento por ter algo para lutar. Os sonhos fazem você se movimentar e buscar ser melhor do que é hoje.

Disciplina
São as disciplinas que fazem você chegar à excelência. Seja a disciplina de criar uma rotina no trabalho, onde você otimiza seu tempo, podendo alcançar picos de produtividade, ou a disciplina de querer ser sempre melhor do que é hoje. Não deixe essa sede da busca e do desenvolvimento desaparecer de você. Queira ser excelente e não perfeito.
Quando você se desenvolve na carreira, se desenvolve também na vida. Compreenda que a essência do homem é o seu aperfeiçoamento sempre em busca de algo. Não pare por aqui, siga adiante na sua busca. Seus sonhos merecem ser vividos e assim você se torna feliz e realizado.

Por Juliana Nunes

Apaixonada por livros, viagens, desafios, pela vida e coisas simples. Formada em administração de empresas mas seu ‘trabalho’ é como Master Coach formada pela Condor Blanco no Chile. Ama o que faz e inspira pessoas a fazerem o que amam todos os dias para encontrar o equilíbrio das áreas da vida. É criadora e fundadora da Dream Coaching, empresa onde exerce sua paixão, além de colunista e palestrante.

Compartilhe.