5 coisas que os recrutadores observam no seu CV

Uma das maiores dúvidas na hora de elaborar um currículo é sobre o que de fato os recrutadores irão observar e avaliar no documento. Para sanar essa dúvida, convidamos profissionais de Recursos Humanos para contar como eles avaliam os currículos que recebem.

Confira as dicas de Regiane Maioli, Analista de Recrutamento e Seleção da Atlas Quantum, e Karina Vasque, VP of People da Loggi:

1. Formatação

Se a primeira impressão é a que fica, isso também vale para o currículo. Todas as informações do documento precisam estar otimizadas para a leitura do recrutador, segundo Regiane. Pense que esses profissionais analisam centenas de CVs diariamente e que o seu deve se destacar por conter informações limpas e de fácil entendimento.

2. Palavras-chave

Incluir palavras chaves sobre suas experiências e habilidades não só ajudarão a leitura do recrutador, mas também de possíveis softwares que ajudam o RH a selecionar os melhores candidatos. Isso significa que seu CV pode ser descartado por simplesmente não conter um termo que seja importante para aquela vaga. “Um bom currículo tem a descrição das atividades que foram desenvolvidas nas outras experiências, utilizando-se de palavras-chaves que facilitam a leitura”, comenta Regiane.

3. Objetividade

Para Karina, o que faz um currículo ser realmente bom é a objetividade nas informações. “Quanto mais enxuto, organizado e objetivo, melhor. É bacana usar datas de entrada e saída das últimas experiências com mês e ano, e pontuar quais foram os maiores projetos e conquistas nas empresas anteriores.”

Seguindo esse conselho, você deve prezar por ser pontual nas informações, sem rodeios, oferecendo aquilo que é essencial para que o recrutador te identifique como um talento qualificado para a vaga.

4. Destaque no que faz o candidato forte

“Para vagas de estágio ou início de carreira, levamos em conta cursos e atividades extras que o candidato desenvolveu durante sua formação. Para vagas efetivas e gerenciais, focamos nos resultados atingidos e experiência para determinada função”, conta Karina sobre o que é avaliado na Loggi.

Isso significa que você deve destacar no seu currículo aquilo que te faz ser o candidato ideal e o que melhor conversa com o seu momento de carreira. Reflita sobre isso e sempre customize o seu CV com base na descrição da vaga.

5. Informações e textos

Nem muito, nem pouco. Isso é o que você precisa ponderar na hora de escrever o seu currículo. Tome cuidado para não adicionar textos longos demais para a leitura rápida do recrutador e não se esqueça de revisar o texto para eliminar erros gramaticais.

Gostou? Curta nossa página no Facebook para não perder nenhum conteúdo sobre carreira!

Compartilhe.