5 atitudes para aumentar a sua autoconfiança em menos de 5 minutos

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A autoconfiança é importante para uma carreira e vida de sucesso, e quanto mais confiante você é, maiores as chances de conseguir resolver problemas, ficar menos estressado, fortalecer relações pessoais, permanecer saudável e estar disposto a correr riscos. Mas como desenvolver e manter esta habilidade tão importante?
Imagine que você tem uma entrevista de emprego daqui a algumas horas, ou uma ocasião importante onde terá que discursar em público, o que fazer para entrar mais confiante? Encontramos algumas dicas valiosas que podem te ajudar a se sair bem nestes tipos de situação:

1. Poses de poder
“Poses de poder” podem te ajudar a se sentir mais poderoso porque, segundo estudos das universidades de Harvard e Columbia, elas aumentam os níveis de testosterona e diminuem os níveis de cortisol (hormônio que causa o stress). Mas o que é uma “pose de poder”? São aquelas que fazem com que você se sinta confortável e relaxado, ao mesmo tempo em que te animam! Por exemplo, encoste-se na cadeira do seu escritório, coloque as mãos atrás da cabeça, os pés em cima da mesa (aquela pose de chefão) e você vai perceber que se sentirá muito melhor. Não tem um escritório? Não tem problema, as poses de poder podem ser feitas em qualquer lugar que você se sinta confortável.

2. Mantenha a postura
Sabia que simplesmente sentar-se de forma correta vai te ajudar a aumentar a sua autoconfiança? Isso porque a forma que você se sente afeta seu corpo. Quando nos sentimos inseguros ou desanimados, temos a tendência a baixar nossos ombros, nos curvar e olhar para baixo. Por outro lado, quando nos sentimos felizes e confiantes, ficamos com a postura reta e expansiva. A boa notícia é que o caminho contrário também funciona: sua postura impacta na maneira como você se sente, portanto se você assumir numa posição de pessoa segura e confiante, você se sentirá assim. Faça o teste.

3. Fale em voz alta o quanto você é bom
Autoafirmação ajuda a aumentar sua confiança durante um período difícil porque o foco passará a ser o sucesso que virá e não mais as falhas passadas. Pensar em um futuro de sucesso te dará mais energia para atingir seus objetivos. Tente também lembrar de situações passadas de sucesso, elas também mudarão o foco para o lado positivo de qualquer situação, e te motivarão a sentir o sucesso novamente.

4. Exercite-se
Sim, os exercícios físicos fazem bem em toda e qualquer situação. Tente se alongar um pouco, se espreguiçar, ficar em poses que te deixem relaxado, porque elas farão seu corpo se sentir bem, e isso refletirá em você e em quem te vê. Importante lembrar que praticar exercícios regularmente também mantém você saudável, melhora a sua memória e o seu raciocínio lógico.

5. Aumente o som e solte seus talentos
Pesquisas mostram que ouvir música em volumes altos aumentam a confiança enquanto os volumes mais baixos fazem exatamente o oposto. Portanto, aproveite o momento para ouvir aquela música que você mais gosta e se soltar! Tocar algum instrumento também aumenta a autoestima, eles fazem com que nosso nível de confiança suba e o stress diminua. Se você não estiver confiante para determinada situação, busque sempre fazer algo que gosta, qualquer hobby pode ajudar, desde ouvir música a cozinhar.

Nossas dicas vão te ajudar a se sentir bem e aumentar a sua autoconfiança de imediato, mas lembre-se de manter essas atitudes sempre, porque a autoconfiança é uma habilidade que adquirimos com muito esforço e constância. Se mesmo com essas dicas você não conseguir, tente o “Fake it until you make it” (em tradução literal, “finja até que consiga”): tente transmitir a imagem de uma pessoa autoconfiante, e assim as pessoas passarão a ver você como alguém seguro, e com o tempo, você realmente o será.

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