4 sinais de que está na hora de mudar de emprego

0

Você reluta para manter a motivação no trabalho todos os dias? Sentir-se dessa forma pode ser um dos indícios de que está na hora de considerar uma mudança na carreira.

O processo de troca de emprego não é fácil, principalmente se a sua área de atuação for pouco “aquecida”, mas chega uma hora que não é mais possível manter a felicidade sem ter novidades em sua vida profissional e pode ser que promoções e aumentos salariais em sua empresa atual não te satisfaçam mais.

Mesmo com o aperto de deixar coisas do cotidiano de seu escritório para trás, é preciso entender que a necessidade de renovação profissional, hora ou outra, chega para todos. Para te ajudar nesse processo, separamos 4 sinais de que está na hora de mudar de emprego:

1. Você tem certeza de que sua empresa atual não pode te proporcionar nada mais

Seja pela estrutura interna da companhia ou pela falta de aproveitamento, pode ser que uma empresa não atinja suas expectativas quando o assunto é promoção de cargo e aumento salarial.

Se você tem certeza de que nenhuma oportunidade pode surgir em sua empresa atual e que suas qualidades profissionais poderiam ser melhor aproveitadas em outros lugar, além de que está na hora de você assumir posições que melhor correspondam com sua experiência, provavelmente está na hora de procurar uma ascensão em outras companhias.

Descubra 6 TEDs inspiradores para sua carreira

2. Outras coisas passaram a ser valorizadas por você

Conforme você amadurece profissionalmente (ao mesmo tempo que sua vida pessoal também muda) é normal que outras coisas passem a ser valorizadas e até escaladas em seu ranking de prioridades.

Por exemplo, muitas pessoas começam suas carreiras de olho em uma remuneração competitiva e uma posição privilegiada no mercado. Com o passar dos anos, pode ser que mais qualidade de vida, mesmo ganhando menos, seja mais valorizado por você.

Quando falamos em valores, outro ponto a ser considerado é seu propósito profissional. Sua identificação com os valores e a cultura da empresa atual pode não fazer mais sentido, criando uma necessidade incessante de se trabalhar em uma companhia mais alinhada com o que você pensa.

Veja 4 perguntas para encontrar seu propósito profissional

3. Você sente que seu trabalho não se encaixa mais na sua vida

Não se sinta culpado se seu estilo de vida ou seus planos para o futuro mudaram.

Seu trabalho deve se encaixar em sua vida. Isso significa que é preciso existir um alinhamento entre o que você acredita, aquilo que é confortável para você e tudo o que uma empresa pode te oferecer. O desequilíbrio entre essas três forças te colocará automaticamente em uma situação conflituosa e você poderá sentir sua vida profissional como um peso em suas costas.

Objetivos mais específicos de vida também podem surgir, como mudar de cidade, precisar ter mais tempo livre, realizar uma transição de carreira etc. Em cada caso, você precisa avaliar se seu atual emprego ainda se encaixa com a vida que você tem (ou gostaria de ter em breve).

Conheça nossas 5 dicas para conseguir o emprego dos seus sonhos

4. O resumo do que você sente é a palavra “estagnado”

Isso não tem a ver necessariamente com evolução de cargos dentro de sua empresa, também pode estar relacionado com uma necessidade interna de praticar outras atividades ou simplesmente renovar os ares trocando de ambiente e cultura de trabalho.

Esse sentimento também pode surgir mesmo que você esteja recebendo recompensas por sua dedicação e resultados dentro da empresa. Mudar de emprego, além de renovar tudo aquilo que você faz por no mínimo oito horas diárias, pode ser uma grande oportunidade de conhecer outro ambiente e crescer profissionalmente em termos de experiência.


Esperamos que você tome as melhores decisões de carreira! Para te ajudar nisso, continue navegando em nosso blog. Aqui você encontra dicas para encontrar o emprego ideal, crescer profissionalmente e construir boas relações.

Share.