4 perguntas para encontrar seu propósito profissional

0

Como é de praxe, a aproximação do fim do ano traz momentos de reflexão sobre propósitos pessoais e profissionais. Nesse período, é comum que a ansiedade pegue carona com esses pensamentos e façam com que você se sinta pressionado a alcançar o sucesso de alguma forma.

Para tornar tudo mais leve, o Love Mondays levantou perguntas reflexivas para que você possa entender o profissional que quer ser – e também descobrir alguns caminhos para chegar lá! Acompanhe:

1. O que você quer trazer para o mundo?

Tenha isto em mente em todos os momentos de decisão de carreira: você precisa acreditar no que faz.

Esse alinhamento entre o que você acredita e o trabalho que desenvolve é um pontos fundamentais para encontrar seu propósito profissional. Pode ser que esteja fazendo algo que te remunere muito bem em uma empresa bacana, mas o sentimento de incoerência domine e te leve até a infelicidade.

Busque trabalhar com algo que esteja conectado com aquilo que você quer trazer para o mundo, impactando positivamente a vida das pessoas, mesmo que indiretamente.

2. O que você quer fazer?

Durante essa reflexão, imagine o que lhe traria prazer a médio prazo. Que tipo de trabalho, cargo e estilo de empresa combinaria com seu momento de carreira e adicionaria felicidade aos seus dias?

Definir o que você gostaria de fazer vai te ajudar a traçar um caminho mental a ser percorrido, facilitando na hora de planejar os objetivos menores que compõem seu plano maior: o de alcançar a felicidade no trabalho.

3. Como sua vida pessoal pode andar no mesmo passo que a profissional?

Seu momento de carreira tem o mesmo peso que sua fase de vida. É errado pensar que a vida pessoal caminha em um ritmo diferente da profissional: o ideal é um emprego que se encaixe perfeitamente em ambas as frentes.

Muito além de objetivos profissionais encontram-se seus desejos pessoais. Pense que o sucesso é uma construção de pontos positivos que adicionam satisfação à sua vida, sendo impossível de ser alcançado trabalhando sob apenas uma ótica.

4. Onde você agrega valor?

Essa é uma reflexão que vai além dos cargos dentro de uma hierarquia de poderes. Conheça suas forças e habilidades e pense onde você poderia aplicar seus conhecimentos e experiências.

Não subestime suas habilidades naturais e o conhecimento que acumulou até aqui: mesmo que você não queira seguir na sua carreira de formação e precise buscar cursos ou treinamentos complementares, o seu background continuará sendo útil para empreitadas em outras áreas.

Considerando isso e o que você deseja trazer para o mundo, pense: quais são os lugares em que poderia agregar valor e realizar um trabalho alinhado às suas aspirações?


Muitas pessoas demoram um tempo para descobrir que elas gostariam de exercer funções em um ramo específico ou com um produto que promova certo benefício, como o terceiro setor como um todo. Outros descobrem que é na educação que elas podem depositar seus esforços e conseguir em troca a sonhada felicidade profissional. O Love Mondays espera que você encontre um destino que encaixe perfeitamente na sua vida!

Compartilhe.