4 perguntas essenciais antes de transformar seu hobby em profissão

0

Trabalhar duro para crescer profissionalmente pode ser difícil quando você não é apaixonado pelo que faz. Nesses casos, atividades que fazemos por puro prazer, como hobbies, podem se tornar atrativos como uma nova possibilidade de carreira.

No entanto, existem alguns pontos a serem considerados antes de por a mão na massa nessa grande mudança de carreira. Separamos perguntas para você fazer para si antes de transformar seu hobby em profissão:

1. Existem outros caminhos na sua atual profissão?

O desânimo na sua carreira atual pode, por muitas vezes, estar ligado a uma rotina monótona e até falta de assumir novos desafios.

Como realizar uma transição de carreira é um movimento ousado, pode ser mais vantajoso para seus objetivos profissionais continuar no mesmo ramo, mas assumindo novas responsabilidades, trocando de empresa ou experimentando atuar em outras áreas que sejam relacionadas a sua.

2. Esse é o momento certo para uma transição?

Uma transição de carreira precisa também estar alinhada à sua vida pessoal, casando com seus objetivos, situação financeira e momento de vida.

Se não existem outras possibilidades a serem consideradas em sua atual carreira, pode ser hora de poupar dinheiro e se preparar, estudando o novo mercado onde você pretende ingressar. Ter uma visão estratégica sobre como sua transição fluirá e de que forma você pode começar a exercer suas novas atividades é fundamental para o sucesso nessa nova profissão.

3. Você não pode conciliar seu atual trabalho com seu hobby?

Pode ser que esse não seja o momento ideal para iniciar uma transição de carreira. Nesse caso, você pode iniciar seu processo organizando a rotina para que você possa continuar se dedicando no seu emprego atual e também começar a investir na profissionalização de seu hobby.

4. Você pode saciar essa vontade de outras formas?

Se a reflexão final for negativa e você decidir não transformar seu hobby em profissão, uma opção para saciar essa vontade pode ser começar a produzir conteúdo sobre a atividade que você tanto gosta de exercer.

Já pensou em escrever ou gravar vídeos falando sobre esse assunto? Assim você pode ajudar outras pessoas e compartilhar o que sabe!

No nosso blog, você encontra dicas que te ajudarão a construir uma carreira, criar boas relações profissionais e encontrar a felicidade no trabalho.

Compartilhe.