4 maneiras de ser mais assertivo no trabalho

0

Existe espaço no mercado de trabalho para todo tipo de gente: mais confiante ou mais tímida. Mas, introspecção e insegurança em excesso podem prejudicar a carreira de qualquer profissional e até mesmo minar as chances de conseguir uma promoção. A boa notícia é que assertividade e confiança podem ser desenvolvidas – e o investimento pode ser muito gratificante!

Confira as nossas dicas para ser mais assertivo no trabalho:

1- Pare de se desculpar

Não entenda mal. Assumir erros ao invés de terceirizar culpa é, na verdade, uma característica muito positiva. Porém, se desculpar em excesso pode acentuar uma postura insegura. Se, eventualmente, algo não sair como esperado e não houver a necessidade de se desculpar, apenas seja proativo em pensar em uma solução. Isso também vale para os casos em que precisar discordar de alguma coisa. Seja assertivo em dizer o que pensa e trazer sugestões.

2- Escolha as palavras cuidadosamente

Pequenos detalhes na hora de se comunicar podem influenciar a interpretação do interlocutor e prejudicar a mensagem que você deseja passar. Ter uma ideia clara do que quer dizer e escolher bem as palavras antes de falar fará com que você passe uma impressão mais assertiva, além de evitar mal entendidos.

Leia também: 5 atitudes que fazem pessoas bem sucedidas terem cada vez mais sucesso e 8 dicas para promover o seu marketing pessoal no trabalho

3- Esteja sempre por dentro

É difícil ser assertivo quando as informações que você tem são confusas. Por isso, antes de apresentar uma ideia, esteja certo do que está acontecendo para sustentar seus argumentos. Faça as pesquisas necessárias e esteja preparado para apresentar uma nova ideia com confiança!

Veja mais em: como parecer mais confiante em uma apresentação e não se sente bom o suficiente? Pode ser culpa da síndrome do impostor

4- Não tenha medo de arriscar

A grande maioria das pessoas são inseguras porque têm medo de serem interpretadas de forma negativa. A verdade é que existe uma grande diferença entre ser assertivo e ser agressivo e, contanto que você compreenda isso e tenha cuidado para não cruzar essa linha, você não tem nada a perder em ser mais assertivo – na verdade, tem muito a ganhar. Quanto mais confiante você for no trabalho, mais chances de ser bem sucedido você terá. Desenvolver essas habilidades pode não apenas impulsionar sua carreira, mas fazer com que você conquiste o respeito de seus colegas e superiores e se sinta ainda mais motivado.

Este artigo foi inspirado em 4 Ways to Be More Assertive at Work, do Glassdoor, empresa da qual o Love Mondays faz parte.

Compartilhe.