4 Ferramentas para reduzir o seu stress

Metas para alcançar, sobrecarga de tarefas, prazos de entrega curtos, contas para pagar, cuidar da família, da casa, do dinheiro, a lista de afazeres e projetos é imensa, deixando nosso cérebro sempre cheio de pensamentos e preocupações.

O stress afeta nossa qualidade de vida e certamente nosso rendimento no trabalho e na vida pessoal. Temos consciência de todo mal que o estresse pode nos trazer mas nem sempre tomar uma atitude em relação a
isso é fácil, seja por costume de termos sempre a mesma rotina com um turbilhão de pensamentos incessantes ou seja por falta de tempo para pensar em nós mesmos.
Para ajudar você a reduzir o seu stress, reunimos algumas ferramentas que efetivamente podem ajudar a melhorar sua qualidade de vida e atingir mais tranquilidade no seu dia a dia.

1. OptimizeMe

O aplicativo para iOS busca ajudar seus usuários a medir a sua qualidade de vida, mostra qual é influência de cada atividade diária em seu bem-estar e também relaciona quem você encontra e os locais que visita através de uma análise de sete dias da sua rotina. O app precisa saber o que você faz diariamente e quanto tempo gasta em cada tarefa, e além de acompanhar os afazeres também é possível registrar seu nível de estresse, qualidade do sono, peso, humor, quantos copos de água tomou e quantos passos aproximadamente caminhou no dia.
As atividades são divididas em quatro categorias: saúde, criatividade, rotina e prazer. Através da análise automática do aplicativo é possível definir metas diárias para todas as atividades e ainda visualizar por gráficos interativos o seu progresso em melhorar sua qualidade de vida.

2. Busque Dentro de Você

O livro é consequência de um programa interno de desenvolvimento pessoal da Google criado pelo engenheiro Chade-Meng Tan, que ajudou muitos colaboradores da empresa a encontrar um novo sentido para sua vida profissional e se tornar contente com o trabalho e até mesmo com a vida pessoal. Alguns funcionários que passaram pelo programa afirmam ter conquistado a habilidade de ouvir mais, possuir mais auto-controle e entender as situações de forma mais clara.
O livro que se tornou best-seller da lista do The New York Times. Ele revela, de forma acessível, técnicas e treinamentos de como se acalmar, desenvolver o autoconhecimento, a empatia, a auto-confiança, ter compaixão e construir relações colaborativas através da transparência. O objetivo do livro é mostrar para as pessoas que é possível, através de treinamentos regulares de concentração, técnicas de respiração e reflexão, nos tornarmos mais felizes e mais dispostos fisicamente.

3. 5′ Minutos

O aplicativo é uma campanha organizada pela ONG Mãos sem Fronteiras e foi lançado em mais de 35 países. O propósito é difundir, desmitificar e facilitar uma prática milenar: a meditação. De acordo com o estudo da Sociedade Internacional de Psiconeuro-endocrinologia, a técnica  reduz o estresse com apenas 5 minutos de prática. O objetivo da meditação é fazer com que o indivíduo tenha uma mente tranquila, conquiste o autocontrole físico e mental e expanda a consciência. Para isso, no momento dedicado à prática, é necessário focar no presente, no próprio corpo, com a intenção de não pensar em nada e, mesmo se pensar, reconhecer o pensamento mas não se prender a ele.
O aplicativo explica exatamente como executar a meditação com uma série curta de imagens e um vídeo rápido, que ensinam de forma prática como meditar. Ele ainda conta com um cronômetro para você medir por quanto tempo praticou a meditação, e também é possível compartilhar o meditômetro com seus amigos através do Facebook, Twitter e E-mail.

4. Tecnonutri
Todo mundo sabe que uma alimentação balanceada é essencial para a saúde, disposição e bem-estar do corpo e da mente. Porém, quase sempre deixamos de lado os hábitos alimentares saudáveis por falta de tempo de planejar as nossas refeições ou por não observarmos criticamente o que colocamos no prato.
Com o objetivo de auxiliar as pessoas a terem uma alimentação equilibrada, com todos os nutrientes essenciais para o corpo, o aplicativo Tecnonutri auxilia o planejamento da sua dieta com base no seu peso e altura, calcula quantas calorias você deve ingerir por dia, propõe o registro do que você consome diariamente e estabelece metas de quais nutrientes são necessários consumir até o final do dia. Através de gráficos é possível visualizar qual a quantidade de gorduras, carboidratos e proteínas ingeridas, acompanhar seu peso e também visualizar a qualidade da sua dieta. Claro que não substitui um nutricionista, mas pode auxiliar no planejamento diário da sua alimentação.
Compartilhe.