4 erros que você deve evitar no currículo

0

O currículo é sua primeira chance de mostrar para uma empresa o quanto você se encaixa perfeitamente para a vaga. Mas, se você fizer isso do jeito errado, provavelmente será a última. Por isso é tão importante acertar de primeira. Caso contrário, todo tempo investido para se candidatar a uma vaga terá sido em vão. A boa notícia é que, para todo erro de currículo, existe uma solução.

Criamos uma lista com os erros mais comuns de currículo para te ajudar a não cair em nenhuma cilada, além de aprender como contornar possíveis problemas. Pode dar um pouco de trabalho mais acredite, vai valer a pena!

  1. Não customizar o seu currículo

Quando você está se candidatando a diversas vagas de emprego, é comum que você tenha um currículo genérico e use ele em todos os casos. Essa estratégia pode impedir que o seu currículo de fato chegue nas mãos do recrutador. “A maioria dos currículos é revisada automaticamente por computadores antes de chegar ao recrutador”, diz a coach de carreira Jeanne Patti. E, se o seu currículo não tem as palavras-chave específicas da descrição da vaga, provavelmente será ignorado pelo software.

A solução: pode ser bem trabalhoso criar um currículo customizado para cada empresa, mas, se você está realmente interessado na vaga, vale a pena. “Adaptar cada candidatura com palavras-chave da descrição da vaga é essencial para passar pela triagem eletrônica,” diz Patti.

  1. Focar em funções ao invés de resultados

Se o seu currículo está cheio de funções ao invés de resultados, é hora de se destacar. “A maioria das pessoas foca demais nas funções para garantir que as palavras-chave estejam no currículo, que acaba falhando ao divulgar suas melhores habilidades e conquistas de carreira,” diz Wendi Weiner, escritora de currículos e coach de transição de carreira.

A solução: ao invés de falar sobre o dia a dia, descreva o impacto do seu trabalho. “A coisa mais efetiva a se fazer é separar as habilidades por seção e focar na sua experiência profissional com base em resultados, grandes contribuições e projetos-chave nos quais você trabalhou em várias empresas,” diz Weiner. “Essa é a dica número um para se destacar em centenas de candidaturas a vagas de emprego.”

  1. Linguagem pobre

Quando falamos sobre currículo, suas experiências e realizações são os pontos mais importantes, mas como você apresenta essas informações em um piscar de olhos? “A forma com a qual você se expressa em um currículo impacta a forma que outras pessoas te enxergam,” diz Angela Copeland, coach de carreira. Jargões específicos da sua área podem somar contra.

A solução: “Primeiro, garanta que o seu currículo seja gramaticalmente correto, Então, certifique-se de que esteja escrito de forma profissional. Por último, tenha certeza de que o seu currículo é de fácil compreensão, mesmo que seja alguém que nunca trabalhou na indústria,” diz Copeland A maneira mais fácil de melhorar a escolha das suas palavras é ler o seu currículo em voz alta. Isso pode identificar alguns potenciais problemas antes que qualquer um veja. Depois, peça para um amigo ou familiar que trabalha em uma área diferente da sua. Se essa pessoa achar que o seu currículo está confuso, considere fazer algumas mudanças para que ele fique mais claro.

  1. Deixar links de lado

“Muitas pessoas não usam as redes sociais a seu favor e usam o currículo como um documento independente,” diz Patti. Mas, em um universo constantemente conectado, onde ser transparente e bem informado é essencial em todos os níveis do processo seletivo, faz sentido adicionar links de seus perfis profissionais de redes sociais.

A solução: dê uma outra camada de profundidade para o seu currículo com links de redes sociais profissionais, assim você vai ganhar imediatamente mais credibilidade e mostrar sua marca pessoal.

Este artigo foi inspirado em 6 Resume Mistakes to Avoid at All Costs

Leia também: Como se tornar o candidato ideal, 50 perguntas que você ainda vai ouvir em uma entrevista de emprego e 10 melhores empresas para fazer uma entrevista de emprego

Compartilhe.