4 dicas imbatíveis para ser mais produtivo no trabalho

0

Feriados, distrações e muito trabalho. Se você anda se sentindo improdutivo, saiba que não está sozinho. Pesquisas mostram que a produtividade no trabalho tem caído ano após ano.

Um dia comum na vida da maioria dos profissionais inclui muito trabalho, um longo e estressante trajeto, a agitação da vida cotidiana e outras responsabilidades que precisam ser resolvidas. Fica fácil entender porque tanta gente está sempre estressada.

Para minimizar os efeitos deste movimento, existem algumas dicas que vão te ajudar a melhorar sua produtividade no trabalho. Confira os truques e comece agora mesmo!

1. Use música para aliviar o estresse

Embora existam muitas maneiras de lidar com o estresse, talvez uma das dicas mais fáceis de aplicar seja ouvir música. Uma melodia calma pode fazer com que você fique menos estressado e, como resultado, mais produtivo. Então, se você está constantemente estressado e isso já está afetando sua produtividade e sua vida cotidiana, pode ser uma boa ideia dar o play em alguma música tranquila.

2. Tente acordar mais cedo

Pode parecer contraditório, mas, acordar bem cedo depois de uma boa noite de sono ajuda a manter o foco. Em um mundo cada vez mais tecnológico, é comum que a gente não consiga ficar um pouco em silêncio. Por isso, levantar mais cedo para meditar e tomar café da manhã com calma antes de sair para o trabalho pode ser uma boa maneira de começar o dia.

3. Desenvolva uma rotina de exercícios

O exercício é regularmente listado como uma das melhores maneiras de melhorar a produtividade, a ponto de quase se tornar um clichê. Apesar disso, o número de pessoas que se exercitam regularmente ainda é pequeno.

Entre os benefícios da atividade física que são bons motivos para te incentivar a começar uma rotina de exercícios estão redução nas chances de adoecer e nos níveis de estresse, aumento da autoconfiança, melhora na memória e na capacidade de reter informações.

4. Durma mais

Talvez devido à rotina, o sono é subestimado como um truque de produtividade. Muita gente acredita que a chave para ser mais produtivo é dormir menos. Mas, este não é o caso. Existe uma ligação direta entre estar bem descansado e ser super produtivo. O sono adequado também está associado a melhor desempenho, melhor memória, boa tomada de decisões e outras melhorias cognitivas.

Se você tiver menos de seis horas diárias de sono, precisará fazer uma mudança: experimente dormir de seis a sete horas por dia durante um mês ou dois e compare seus níveis de desempenho e produtividade com os dos meses anteriores.

Este artigo foi inspirado em “4 Life Hacks to Make You a More Productive Employee in 2018”, do Glassdoor, grupo do qual o Love Mondays faz parte.

Compartilhe.