3 Dicas para comunicar sua marca empregadora

Durante o 1° Fórum Love Mondays de Employer Branding nossa CEO e co-fundadora, Luciana Caletti, falou sobre como funciona o processo de decisão atual do consumidor e a relevância das avaliações na internet para a tomada de decisões. Atualmente, 92%* dos consumidores afirmam ler avaliações online para tomarem decisões que vão desde compra de produtos, contratação de serviços a escolhas de carreira. As avaliações na internet transmitem grande credibilidade, uma vez que são postadas espontaneamente por outros consumidores interessados no mesmo produto ou serviço. Prova disso é o fato de que 80%* das pessoas confiam em avaliações online tanto quanto em recomendações pessoais.

As avaliações online estão também mudando o contexto em que as empresas constroem marcas empregadoras e atraem talentos. Com maior transparência ao mercado de trabalho. o grande desafio das empresas é comunicar sua marca empregadora de maneira autêntica em um cenário onde sua voz não é mais a única. Nós reunimos 3 dicas importantes que podem ajudar as empresas nessa jornada:
1. Ter um posicionamento claro e consistente
Clareza na forma como a empresa trabalha, no que ela oferece à sua equipe (seu EVP) e no perfil de talentos que ela deseja atrair ajudam a empresa a construir e comunicar uma marca empregadora forte no mercado. Esse posicionamento deve partir da cultura organizacional e ser comunicado de maneira consistente nos diversos canais de comunicação tanto interno como externos, incluindo intranet, emails, reuniões de alinhamento, redes sociais, site de carreiras, palestras da empresa em feiras e universidades, etc.

2. Tornar os funcionários “embaixadores da sua marca”
Despertar nos funcionários o sentimento de orgulho e pertencimento é fundamental para que eles se tornem verdadeiros embaixadores da marca e propaguem esse sentimento no ambiente de trabalho e fora dele. Comunicar o propósito e os valores da empresa de maneira concisa e fácil de ser compartilhada (inclusive nas redes sociais, com o uso de hastags, por exemplo), ajuda os profissionais a mostrarem lá fora por que eles escolheram trabalhar na sua empresa. As pessoas gostam de serem reconhecidas por seus amigos e familiares por trabalharem em uma empresa com uma marca sólida no mercado. Assim, ajude-os a propagar este orgulho!

3. Construir relacionamento e se conectar com novos talentos
Consolidar a marca empregadora depende, em grande parte, do relacionamento que a empresa constrói com seus candidatos em potencial. Entender que hoje em dia não é mais só a empresa que escolhe o profissional, mas que o profissional também escolhe a empresa onde irá trabalhar, é importante para que você adeque sua estratégia e posicionamento para atrair novos talentos. Utilizar redes sociais, gerenciamento de base de candidatos e outros canais como universidades e congressos para trazer visibilidade à sua marca e construir um relacionamento com o perfil de profissionais que interessam à sua empresa é um passo importante para fortalecer sua marca empregadora e torná-la desejável aos melhores talentos.

Compartilhe.