Sua equipe é multigeracional? 3 dicas de como liderar profissionais das gerações X, Y e Z.

0

O mercado de trabalho atual vive uma situação interessante, com a presença de diferentes gerações – muito distintas entre si -, mas que precisam conviver de maneira harmônica e produtiva para os negócios. Os baby boomers, nascidos entre 1946 e 1964, ocupam cargos de chefia e se encaminham para a aposentadoria, ao passo que a geração Z, que nasceu a partir do fim dos anos 90, faz sua estreia nas empresas, que já incorporaram em seu quadro de gerentes e diretores os membros da geração X, originária das décadas de 60 a 80 e a Y, nascidos entre 1981 e meados da década de 1990.

Veteranos ou novatos, a realidade é que é fundamental aprender a lidar com a diversidade de perfis que fazem parte do quadro de colaboradores de uma empresa. Se você liderar (descubra aqui seu perfil de liderança) uma equipe heterogênea os desafios são maiores, porém os resultados podem ser melhores ainda, se souber extrair o melhor de cada um! Um exemplo: a geração X busca estabilidade e segurança, ao passo que a Y e a Z é mais instável, ligada a valores pessoais e muito preocupada com valores como sustentabilidade. Sabendo desses e de outros detalhes fica muito mais fácil administrar uma equipe multigeracional.

Embora desafiadora, a tarefa de comandar quatro gerações pode render excelentes resultados e ótimas relações de trabalho. Confira, a seguir, as dicas que listamos para que você tenha sucesso com uma equipe heterogênea!

  1. Avalie a melhor forma de se comunicar

Ajustar os canais de comunicação com cada geração de colaborador evita problemas e garante o perfeito entendimento de todos. A geração X, por exemplo, usa muito o e-mail para se comunicar, ao passo que a Y utiliza mais os meios de comunicação instantâneos, tais como o WhatsApp. A geração Z, criada diante de inúmeros recursos tecnológicos, já adota o Snapchat e o Facebook Messenger.

Diante de tamanha diversidade, é importante criar uma linguagem única e um processo de comunicação que atenda a todos. Não é fácil, mas rende melhores resultados, sem dúvida.

  1. Conheça as pessoas – de verdade

Ao lidar com uma equipe composta por várias gerações é importante, primeiramente, conhecer as características de cada uma. Depois, das pessoas individualmente, lançando um olhar mais profundo nas características de cada um. Entenda o que motiva e desafia seus colaboradores e trabalhe essas características de maneira inteligente. Exemplo: um funcionário pode se satisfazer com benefícios financeiros, ao passo que outro dá mais valor à qualidade de vida ou a horários flexíveis.

  1. Explore o melhor de cada um

As gerações mais antigas costumam ser melhores em ensinar e liderar. As mais jovens, no entanto, são ótimas na execução. Em uma equipe, é fundamental selecionar o mais forte de cada um e organizar tarefas de forma a otimizar processos, aumentar o aprendizado, minimizar erros e entregar ótimos resultados em menos tempo. Diversifique papéis dentro da equipe e veja como os resultados podem ser surpreendentes!

Conhecer melhor, compreender e ter flexibilidade para lidar com variados perfis e capacidades é a chave para o sucesso de um líder que precisa administrar um time composto por diversas gerações. Mais do que nunca, nessa situação, você precisará exercitar seu poder de compreensão para captar o que cada um tem de melhor. Experimente fazer esse exercício e extraia o máximo de sua equipe!

Compartilhe.