Antes e durante a entrevista: 14 dicas para você se sair bem na hora H

0

Entrevistas de emprego nunca parecem ficar mais fáceis, mesmo que você tenha passado por mais experiências do que você pode se lembrar. A hora de se preparar para a entrevista sempre gera um frio na barriga pois falar sobre si mesmo é muito difícil, ainda mais quando você tem que convencer um estranho que você está apto para uma determinada vaga. Mas a verdade é que com um bom preparo você pode chegar lá sem muitas dores de cabeça.

O primeiro passo é ter em mente que não é só o empregador que irá te escolher, mas você também tem o direito de escolher onde quer trabalhar. Assim como um produto, você prestará seus serviços para alguém e é muito importante que sua personalidade esteja alinhada com a filosofia da empresa. Lembre-se de que você passará a maior parte dos seus dias nesse lugar e é muito importante que você se sinta bem ambientado no seu trabalho. Cada pessoa tem um jeito diferente de exercer suas funções e preferências distintas sobre o ambiente de trabalho ideal. Então considere fazer uma pesquisa sobre o ambiente do lugar, entenda como é de fato o dia-a-dia na empresa e certifique-se de que é compatível com o seu estilo de trabalhar. O Love Mondays pode te ajudar com avaliações postadas por funcionários de milhares de empresas.

Tendo certeza de que a vaga é para você e de que todas as expectativas do empregador são compatíveis com o seu perfil, é hora de se preparar para o grande dia. Você só vai precisar de algumas horinhas para seguir os primeiros passos da sua preparação.

  • Comece pesquisando informações sobre o entrevistador, procurando saber o que ela faz, com quem você vai conversar; se essa pessoa será o seu chefe ou se conversará com o RH. Tente entender quais são as reais expectativas desse empregador.
  • Aprenda o máximo possível sobre a empresa. Conheça sua história, os ramos em que atua, o que ela faz, quais seus ideais, missão, visão e valores. Quanto mais souber, melhor.
  • A vestimenta conta muito, portanto saiba qual o dress code da empresa e respeite-o. É sempre bom estar bem vestido, então na dúvida opte por um traje mais formal – é melhor pecar pelo excesso da formalidade do que o contrário.
  • Verifique com antecedência a localização da empresa. Planeje como chegará lá, quais os melhores caminhos para tanto e quanto tempo levará para fazer o trajeto.
  • Pense em algumas histórias. Tome um tempo para se lembrar das suas experiências anteriores e histórias sobre sua vida pessoal. Esteja preparado para responder às típicas perguntas, tendo em mente momentos em que você foi desafiado e como resolveu os desafios, vezes que você se sentiu muito orgulho de sim mesmo no trabalho ou na faculdade. Essas histórias mostrarão um pouco sobre sua personalidade e o seu modo de agir em diversas situações.
  • Sempre responda prontamente à empresa, seja via e-mail ou telefone. Caso não consiga atender, retorne a ligação o quanto antes. Em caso de desistência ou no caso de precisar reagendar, entre em contato com o máximo de antecedência possível.

Seguindo essas dicas você estará pronto para chegar confiante e ser bem sucedido no processo seletivo. O próximo passo é ir para a entrevista e prestar atenção a alguns pontos importantes.

  • Chegue mais cedo. E sempre avise se for se atrasar por algum motivo.
  • A primeira impressão é a que conta. Cumprimente o entrevistador com um sorriso e um aperto de mão firme. Seja simpático e sempre faça contato visual, isso mostra segurança. O gerente de RH, Liz Anderson, disse “Você precisa se vender antes que você possa vender qualquer coisa e os primeiros 30 segundos são quando o entrevistador inconscientemente fará a decisão se ele gostou de você ou não e se você vai se encaixar no time. ”
  • Tome cuidado com a sua linguagem corporal e vícios de linguagem. Procure manter a postura, não ficar muito agitado na cadeira, não use gírias, mantenha-se positivo, fale com firmeza e gesticule sem exageros.
    Seja autêntico e confiante. Sua entrevista depende da qualidade das suas respostas. Seja verdadeiro e conciso a todas as perguntas.
  • Mostre o que você sabe. Tente relacionar as coisas que você aprendeu sobre a empresa nas suas respostas. Fale sobre suas habilidades e experiências, mostre todo o seu conteúdo.
  • Faça perguntas. Não tenha medo de questionar e tirar todas as suas dúvidas, além de deixar as coisas claras, isso irá mostrar interesse da sua parte.
  • Mantenha o foco. Saiba para qual vaga está se candidatando e se foque nas qualidades que são relevantes para ela.
  • Fique calmo. Lembre-se que você está preparado, seja sincero e confiante. Pense antes de falar e fale sempre com tranquilidade.

Seguindo essas dicas e dando o seu melhor só resta esperar pela oportunidade certa. Se você não conseguir a vaga não se abale, toda entrevista é uma experiência e de todas elas você leva um aprendizado para as próximas. Mantenha o pensamento positivo e pratique sempre. Quanto mais você se preparar, mais sucesso encontrará em obter ofertas de empregos.

Compartilhe.