11 coisas para nunca dizer no seu feedback

Feedbacks podem ser bem desconfortáveis: a sensação de ser o centro das atenções, estar cara a cara com o seu chefe, a expectativa pela conversa sobre o futuro. Deixando de lado o nervosismo, o feedback pode ser o momento ideal para pedir um aumento, conseguir uma promoção, ou, até mesmo, manter o seu emprego.

Mas, se você não estiver bem preparado, pode dizer coisas que não deveria e perder a oportunidade de ter uma conversa importante para sua carreira. Para ter certeza de que você vai se sair bem, é importante ter uma lista mental do que você deve evitar dizer. Isso pode te ajudar a ter um feedback muito mais produtivo.

Confira nossas dicas:

1. “Não foi culpa minha”

É da natureza humana tentar se defender. Mas, quando se trata de uma sessão de feedback, é bom pensar duas vezes. Se um erro vier à tona na conversa, você tem todo o direito de mostrar seu ponto de vista, mas tente usar argumentos, ao invés de apenas culpar outra pessoa.

Ao invés de dizer que não foi culpa sua, agradeça pelo feedback e diga que vai pensar sobre o tema. Sugerir marcar um outro horário para discutir o problema com mais profundidade pode ser uma boa ideia. “Isso te dá a oportunidade de pensar com calma e explicar o que aconteceu”, diz Jena Viviano, coach de carreira.

Leia: como lidar com um feedback negativo

1. “Ok, ok, ok”

Fazer um grande esforço para dizer que entendeu o feedback do seu líder dizendo ‘ok’ o tempo inteiro pode não ser a melhor ideia. Ao invés de simplesmente concordar, mostre para o seu chefe que você compreende e reconhece o feedback.

“Dizer ‘ok’ para tudo o que o seu chefe diz pode parecer uma boa ideia de se mostrar agradável, mas, verdadeiros líderes não dizem sim para tudo e não gostam de se cercar de pessoas assim”, diz Scott Stenzler, cofundador da empresa de recrutamento Atlas Search.

A dica é deixar o chefe finalizar o que tem para dizer. Não comece a falar antes de ele terminar. Faça uma pequena pausa para ter certeza de que ele concluiu o que tinha para dizer e só depois mostre que concorda.

1. “Você disse/você fez…”

Em uma sessão de feedback, evite dizer coisas como “você disse que eu teria um aumento” ou “você não deixa claro quais são suas expectativas”. “Seus argumentos podem soar como uma acusação”, diz Jen Brown, fundador e diretor da The Engaging Educator. Ao invés de apontar para o outro, mostre que você sabe se autoavaliar e foque no eu: “eu compreendo, eu estou confuso, eu gostaria de discutir.”

Leia: 6 coisas que você nunca deve dizer para o seu chefe

1. “Mas…”

Muitos especialistas sugerem evitar compor frases com o ‘mas’. Por exemplo, dizer ao chefe “você disse X, mas eu penso Y” pode dar a entender que você está colocando sua opinião acima da dele, levando a uma situação de confronto- a última coisa que você quer em uma sessão de feedback.

Para mostrar um contraponto de uma forma que não gere confronto, você só precisa fazer um pequeno ajuste: use o ‘e’ no lugar do ‘mas’. Use o exemplo anterior novamente. A conversa pode soar como: ‘eu entendi que você disse X e eu estou pensando em Y. Podemos discutir mais a fundo?’ Isso vai levar a conversa para um caminho bem melhor.

1. “Isso foi mesmo trabalho de equipe.”

Muitas pessoas têm problemas em aceitar elogios e, se existe um momento em que você não quer que isso aconteça, é no feedback. Nesta hora, é sua chance de provar o valor que você agrega à companhia. “Embora seja importante dar crédito quando é devido, é igualmente importante não desviar suas conquistas pessoais para outra pessoa”, diz April Klimkiewicz, coach de carreira e proprietária da Bliss Evolution.

Se o seu superior está te parabenizando por um trabalho bem feito, apenas agradeça e mostre que com a ajuda do time, conseguiu alcançar os objetivos propostos e está orgulhoso dessa conquista.

1. “Isso não é justo”

Além de parecer uma criança, a ideia de algo ser ou não ‘justo’ no ambiente de trabalho é bem subjetiva e emotiva. A dica é pensar sobre o porquê isso não parece certo e mostrar argumentos válidos e não apenas um sentimento.

1. “Podem me dar um aumento?”

Para deixar claro sua sessão de feedback é um ótimo momento para negociar um aumento, mas pedir assim, do nada, dificilmente será a melhor estratégia. Vá para a sua sessão de feedback com um entendimento claro de suas conquistas e como elas trouxeram resultados para a empresa. Fale sobre as conquistas que deseja destacar. Uma vez que você provar o seu valor, pode falar sobre porque merece um aumento.

1. “Isso não estava na descrição da minha vaga”

Isso pode até não estar especificado na descrição da sua função, mas se você quer ser visto como um funcionário de boa performance, deve ser receptivo a novos desafios e disposto a colaborar com o time. “Dizer que determinadas funções não fazem parte da descrição de suas tarefas pode parecer que você está fugindo do trabalho”, diz April. Você pode dizer que não sabia que iria realizar aquela tarefa, mas mostrar que está disposto a colaborar e indicar pontos em que provavelmente precisará de ajuda.

1. “E o Fulano?”

Existe hora e lugar para levar algumas preocupações sobre um colega de equipe para o seu chefe e não é na sua sessão de feedback. Falar sobre outras pessoas tira de você a oportunidade de mostrar suas conquistas e também mostra que você não está confortável em trabalhar no time.

1. “Eu sei”

Tenha em mente que o “eu sei” pode ser traduzido como um “tá bom”. Se o chefe diz que você precisa melhorar sua capacidade de trabalhar em equipe e você enfatiza dizendo “eu sei”, você deixa que vê isso comoum problema, mas não se importa o suficiente para encontrar uma solução.

“Vá para o feedback preparado com um conjunto claro de ações que você implementou, ou pretende implementar para corrigir um ponto a ser melhorado. Esteja preparado para explicar por que algumas coisas funcionam e outras nem tanto. Seu chefe se preparou para o seu feedback, então você também deveria”, sugere April.

1. “Não sou assim tão bom”

Sessões de feedback são sobre crescer profissionalmente e frases como esta mostram falta de vontade de desenvolver.  Não é à toa que a maioria dos executivos bem sucedidos são os que estão dispostos a sair da zona de conforto. Mostre ao seu gestor que você está disposto a assumir novas responsabilidades e está preparado para trabalhar e crescer de forma cada vez mais desafiadora na empresa. 😉

Este artigo foi inspirado em 11 Things to Never Say During Your Performance Review

Compartilhe.