10 formas de promover o Employer Branding para novos contratados

Os primeiros dias em um emprego são marcantes. Novos colegas, novos desafios, um novo ambiente e toda uma fase de adaptação e aprendizado pela frente. Não importa se é o primeiro ou décimo emprego: todo mundo sente aquele frio na barriga e, justamente por isso, trata-se de um momento muito rico para as empresas trabalharem suas marcas empregadoras.

Em um webinar recentemente realizado pela Namely, empresa norte-americana de softwares focados em processos de RH, três profissionais ligados ao mundo da gestão de pessoas trocaram ideias sobre o trabalho com marca empregadora em diferentes fases do relacionamento com funcionário. Ashley Pelliccione, diretora de Talent Acquisition da própria Namely, compartilhou algumas boas práticas sobre como fazer a diferença na chegada de novos funcionários. Confira:

Antes do primeiro dia…

• Disparar um e-mail a todos da equipe falando sobre a chegada do novo profissional, incluindo um breve histórico profissional e uma visão geral sobre suas responsabilidades na empresa.
  • Enviar uma mensagem de boas-vindas ao novo funcionário com informações sobre o primeiro dia de trabalho – horário, quem procurar. O ideal é que a mensagem já tenha um layout alinhado com à marca da empresa.
  • Preparar a equipe que receberá o novo funcionário com perguntas simples: quem pode ajuda-lo a configurar o computador de trabalho? Quem pode ensiná-lo a usar os principais sistemas internos? Quem pode elaborar uma agenda de bate-papos com os principais pontos de contato?

No primeiro dia…

• Colocar uma mensagem de boas-vindas assinada pela equipe no posto de trabalho do novo funcionário.
  • Incluir informações sobre a marca da empresa, seus valores e expressões no material de integração. Não importa a área em que a pessoa vai trabalhar: um novo funcionário é um novo embaixador da marca e precisa conhecê-la muito bem.
  • Organizar um almoço para integrar o novo funcionário com a equipe imediata.
  • Oferecer um presente com a marca da empresa – uma caneca, um caderno, adesivos, algo que exclusivo dos funcionários da empresa!

Nos dias ou semanas seguintes…

• Realizar pesquisas de feedback com os novos contratados e seus gestores para confirmar se há afinidade.
  • Continuar a oferecer apoio: criar uma agenda de contatos periódicos para conversas informais com pessoas da área de RH.
  • Convidar o recém-contratado para indicar pessoas para processos seletivos na empresa, acompanhar feiras de recrutamento e fazer parte de futuros processos de integração de novos funcionários.

Leia também: Como promover a cultura da empresa no processo de contratação e A importância dos feedbacks nos processos seletivos

Para assistir o webinar da Namely na íntegra , clique aqui

Compartilhe.