Tendências para o mercado de trabalho em 2019

A evolução das tecnologias promove também rápidas mudanças no comportamento das pessoas e na forma como elas se organizam nos mais diferentes aspectos da sociedade, inclusive no mercado de trabalho.

Para ajudar você a entender o que vem pela frente, o Love Mondays reuniu 3 grandes tendências para o mercado de trabalho em 2019 (e para os próximos anos). Acompanhe:

1. Empoderamento dos funcionários

A tecnologia tem garantido voz a diversos grupos e o mercado de trabalho está acompanhando essa tendência. Luciana Caletti, CEO e cofundadora da Love Mondays, afirma que os funcionários estão cada vez mais empoderados para cobrar posições éticas nas empresas: “Eles internalizam a cultura e os valores do lugar onde trabalham e cobram uma postura condizente daqueles que ocupam cargos de liderança”, explica. “Plataformas online como a Love Mondays têm fomentado esse empoderamento ao fornecer mais uma ferramenta para que essas pessoas se expressem com segurança e sejam ouvidas”, completa.

2. Transparência nos processos seletivos

Embora o ambiente de trabalho esteja mais transparente na comparação com dez anos atrás, ainda há muito o que melhorar quando o assunto é processo seletivo. Um quarto de todos os participantes nunca receberam um feedback das empresas, segundo levantamento com base em mais de 27 mil relatos de usuários Love Mondays.
O próximo ano vem com novos ares para os processos seletivos. O chamado candidate experience (experiência do candidato) deve ganhar mais atenção das empresas, que estão recebendo concorrentes cada vez mais críticos para suas vagas. “Os profissionais de RH têm percebido que a transparência durante esse processo não só melhora a satisfação do candidato, mas também diferencia a empresa na competição para capturar um talento”, comenta Luciana.

3. Foco na qualidade de vida

Daqui para a frente, as pessoas passarão a valorizar cada vez mais o significado do seu trabalho. Uma promoção não será mais o fator decisivo para a permanência em uma empresa e terá menos peso na hora de uma grande decisão de carreira.

Um estudo do Glassdoor, empresa da qual o Love Mondays faz parte, mostra que, para todos os níveis de renda, o principal indicador de satisfação no local de trabalho não é o salário, mas a cultura e os valores de cada organização, seguidos de perto para a qualidade de liderança e oportunidades de carreira na empresa.

Em contrapartida, muitas empresas começaram a olhar seriamente para a satisfação de suas pessoas e passaram a estruturar ações e benefícios para isso. Ferramentas tecnológicas também entram aqui como auxiliadoras: o Love Mondays têm sido uma das principais consultas quando o assunto é a opinião interna de uma empresa.

Leia também: 3 tendências para recrutamento em 2019.

Share.