Como lidar com situações delicadas na festa de fim de ano

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Festa de fim de ano é uma ótima maneira de reunir todo mundo e celebrar – mais um ano, as vitórias de sua empresa, os sucessos de seus funcionários. Mas elas também podem trazer desafios, já que algumas pessoas acreditam que não se trata de um ambiente de trabalho. Para ajudar líderes e RHs a lidarem com situações embaraçosas de maneira adequada, reunimos algumas dicas envolvendo quatro cenários comuns.

1 – Alguém bebeu demais

O ideal é que os colegas do funcionário prestem atenção e o ajudem antes de você (como líder ou RH) tomar conhecimento de qualquer coisa. Caso isso não ocorra, peça ao garçom para parar de serví-lo. Em segundo lugar, peça que ele se sente com você e coma alguma coisa. Se houver recusa, você pode deixá-lo de lado em algum lugar discreto para que ele saiba que bebeu muito. Além disso, ofereça-se para providenciar uma carona ao funcionário.

2 – Alguém começa a falar sobre política

Falar sobre política entre colegas de trabalho pode criar tensão e conflito, especialmente quando associado ao álcool. Se você ouvir alguém dizendo algo polêmico, insira-se de maneira natural na conversa e pergunte do que se trata. Se repetirem o assunto, avise calmamente que você não acha que isso deva ser discutido entre os colegas em um evento de trabalho. Se eles não entenderem a questão, chame-os de lado e lembre que, embora todos tenham direito às suas crenças, uma festa de fim de ano não é o lugar para abordar temas que possam ser controversos.

3 – Alguém está invadindo o espaço pessoal de um colega de trabalho

A última coisa que você quer que aconteça em sua festa de fim de ano é que alguém se sinta intimidado ou assediado. Se alguém está tendo dificuldades em respeitar o espaço de outras pessoas, é hora de se envolver. Ter uma reunião prévia com outros líderes antes do evento para lembrá-los de suas responsabilidades como gestores e discutir estratégias sobre como abordar eventuais problemas também pode ser útil. A regra geral é respeitar o mesmo protocolo que você seguiria se estivesse no escritório.

4 – Conversa sugestiva

Pode ser que você escute um colega de trabalho dizendo algo sugestivo ou indecente. Nesse caso, sugerimos interromper imediatamente a conversa e falar com a pessoa ou pessoas envolvidas individualmente sobre respeitar os limites apropriados em um evento de trabalho – afinal, a festa é um evento patrocinado pela empresa. Novamente, é uma situação em que você precisará atuar como se tivesse ocorrido no escritório.

Estar preparado é metade da batalha, por isso se certifique de ter um plano com a gestão para que todos se responsabilizem e garantam a diversão, incluindo você!

Texto inspirado em Tips for Handing Delicate Situations at Your Holiday Party.

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